Encontro Nacional das Comissões de Odontologia Hospitalar dos CROs decide criar grupo de trabalho

Os representantes das comissões regionais votaram pontos importantes para novos rumos da OH

O III Encontro Nacional das Comissões de Odontologia Hospitalar dos CROs foi realizado com sucesso na última sexta-feira, 14 de junho, em Natal, reunindo na capital potiguar representantes de 22 estados.

A Comissão de Odontologia Hospitalar do CRO-RN foi a organizadora do evento, com o apoio do Conselho Federal de Odontologia, representado no encontro pelo conselheiro Federal Eimar Lopes de Oliveira.

Clique aqui para ver as fotos do encontro.

Entre principais pontos discutidos no encontro, ficou definido que os representantes regionais das comissões estaduais de Odontologia Hospitalar dos CROs constituirão um grupo de trabalho para discutir com o CFO e os CROs estratégias para a eficácia da RDC-7 e RDC-50 da ANVISA, leis municipais e projetos de lei referentes a Odontologia Hospitalar.

Também ficou definido que o próximo encontro nacional vai acontecer em São Paulo, em data a ser definida, mas previsto para novembro ou dezembro.

Segundo a presidente da COH do CRO-RN, Diana Lopes, o evento em Natal atendeu as deliberações doII EncontroNacional das Comissões de Odontologia Hospitalar dos CROs, ocorrido em 05 de outubro de 2012, no Rio de Janeiro, que foi organizado pela Comissão de Odontologia Hospitalar do Conselho Regional de Odontologia do Rio de Janeiro.

“Nesta ocasião, foram discutidos os rumos e diretrizes a serem seguidos pelas Comissões de Odontologia Hospitalar dos Conselhos Regionais de Odontologia (CROs) no Brasil, tendo sido votados temas como: escolha do nome das Comissões; definição da estrutura administrativa, objetivos, função e composição das Comissões; escolha do formato de pós-graduação ideal para a atuação odontológica na alta complexidade; definição de normas para o reconhecimento dos profissionais já atuantes na área; definição da representação oficial das Comissões junto ao CFO”, explicou Diana.

Em 5 de abril deste ano, as representações regionais das comissões de Odontologia Hospitalar dos CROs, eleitas no II encontro das comissões, reuniram-se na cidade do Rio de Janeiro, juntamente com a representação do Conselho federal de Odontologia, com as finalidades de atualização da esfera federal sobre suas ações e estabelecimento de uma agenda de trabalho conjunta.

A presidente do COH-CRO-RN explica que tendo como base os temas e diretrizes discutidas nos eventos acima listados e no I Encontro Nacional das Comissões, que ocorreu em 25 de maio de 2012, em Belo Horizonte (MG), em nome do desenvolvimento da Odontologia Hospitalar do Brasil, foi estabelecida, por construção coletiva, uma pauta que foi discutida neste evento de Natal.

O conselheiro Federal disse aos representantes das comissões que o CFO apoia a luta das comissões regionais pelo crescimento da Odontologia Hospitalar no país. Segundo Eimar Lopes, o presidente do CFO, Airton Morilhas Rodrigues, entende a importância da OH e a autarquia está aberta as discussões para a inserção dos cirurgiões-dentistas nos hospitais públicos e particulares.

A coordenação dos trabalhos do encontro ficou a cargo da CD Maria Cecília Aguiar, que agradeceu o empenho dos colegas cirurgiões-dentistas que ajudaram na organização do evento. "Foi uma honra e um prazer enorme poder estar junto a pessoas tão engajadas com o crescimento da Odontologia Hospitalar", disse.

Ela citou entre alguns nomes os de Diana Lopes, Coleta Medeiros, Simone Norat, Paulo Pimentel (do CRO-RJ), Gláucio Morais e Silva, Licia Aguilar, Edvado Montello, além do presidente do CRO-RN, Jaldir Cortez da Silva, e do conselheiro Federal Eimar Lopes, que representou o presidente do CFO.

“Mas quero agradecer também os funcionários do CRO-RN e outras pessoas que ajudaram na realização desse encontro, que foram muitas”, disse Maria Cecília.

Para o presidente do CRO-RN, Jaldir Cortez, o evento foi um sucesso pela participação de todos e agradeceu o presidente do CFO pelo apoio na realização deste encontro.

Os pontos das discussões em Natal dos representantes das comissões de Odontologia Hospitalar dos CROs foram:

1) Apresentação dos resultados da reunião entre o CFO e os representantes Regionais das comissões;

2) Definição de que a participação de representantes de associações e sociedades cientí-ficas odontológicas (não membros de comissões de Odontologia Hospitalar dos CROs) será permitida, porém com direito apenas a voz (sem direito a voto);

3) Definição de que a odontologia hospitalar deverá ser uma área de atuação da Odonto-logia e não uma nova especialidade, sendo desenvolvida para engrandecer a Odonto-logia e as especialidades já existentes;

4) Definição de que os critérios para inserção da Odontolgoia Hospitalar nos cursos de graduação e pós-graduação devem ser sugeridos pelo MEC;

5) Definição de que deve ser definida uma entidade odontológica (existente ou a ser fundada) para o reconhecimento e regulamentação dos profissionais a atuar na área da Odontologia Hospitalar nos moldes de certificação ou selo de qualidade;

6) Definição de que os representantes regionais das Comissões estaduais de Odontolo-gia Hospitalar dos CROs constituirão um grupo de trabalho para discutir com o CFO e os CROs estratégias para a eficácia da RDC-7 da ANVISA, RDC-50 da ANVISA, leis municipais projetos de lei referentes a Odontologia Hospitalar;

7) Definição de que o IV Encontro Nacional das Comissões de Odontologia Hospitalar dos CROs será em São Paulo, previsto para novembro ou dezembro de 2013.