Cuidados com a prescrição de medicamentos é tema de reunião na Anvisa

Representando o Conselho Federal de Odontologia (CFO), o conselheiro do CRO-RN, Gláucio de Moraes e Silva, participou, no dia 03 de maio último, da 1ª Reunião da Força de Trabalho Intitulada pela Portaria 668/2013 da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

A reunião foi em Brasilia e, segundo Silva, a proposta da Anvisa é elaborar medidas para estimular o uso racional dos medicamentos com foco na exigência de prescrição, no ato da dispensação do medicamento na farmácia.

Como o Cirurgião-Dentista é um prescritor ativo de medicamentos, o CFO pretende contribuir com as deliberações para transmitir aos Conselhos Regionais de Odontologia os novos procedimentos.

A reunião foi realizada na Agência Nacional de Vigilância Sanitária e reuniu profissionais ligados a área da saúde e de medicamentos.

reuniao anvisa

O Diretor Presidente da Anvisa, Dirceu Brás Aparecido Barbano apresentou uma agenda positiva de trabalho para ser concretizada as duas primeiras etapas do cronograma em seis mese:

I – Traçar um perfil de dispensação de medicamentos sujeitos à prescrição no Brasil;

II – Propor medidas a serem tratadas pelo conjunto dos participantes da força de trabalho;

III – Atuar na implementação e no acompanhamento das ações acordadas no seu âmbito.

“As responsabilidades precisam ser compartilhadas para ampliar a discussão, o que compete aos membros presentes. Além disso, futuramente podemos convidar órgãos e entidades que possam enriquecer com a construção dos novos procedimentos”, explica.

Dois subgrupos foram instituídos para execução do trabalho:

1 – Responsável pelo levantamento de realidade no Brasil sobre o uso racional de medicamentos, com foco na prescrição de medicamentos;

2 – Responsável pela produção de relatórios para discriminar o trabalho desenvolvido.

O Conselho Federal de Odontologia integrou o grupo 1.

A próxima reunião do Grupo de Trabalho será realizada no dia 22/05, em São Paulo, para andamento das propostas. E, a partir do dia 22/10, será iniciada a execução das atividades III, com base na elaboração desenvolvida no semestre que segue.

Representante do CFO na reunião, o conselheiro do CRO-RN destacou a importância do Conselho Federal como membro atuante no Subgrupo: “O Cirurgião-Dentista é um prescritor em potencial, mesmo que em menor monta, a responsabilidade na dispensação de medicamentos tem o mesmo peso para a saúde do paciente”.

O doutor Gláucio de Morais e Silva é o representante do CFO no Comitê Nacional para Promoção do Uso Racional de Medicamentos (CNPURM), do Ministério da Saúde, presidente da Comissão do CRO-RN para Uso Racional de Medicamentos e coordenador do Grupo de Estudo para o Uso Racional de Medicamentos (GEURM) do CRO-RN.

O CNPURM reune representantes de conselhos profissionais e de órgãos públicos da área da saúde para debater estratégias para promover uma maior visibilidade da importância do uso racional de medicamentos no país.

Segundo Silva, além de risco para a saúde do paciente, o uso irracional de medicamentos no país também significa gastos desnecessários dos gestores, daí a preocupação do Ministério da Saúde com o tema.

Texto com informações do site do CFO.