Dia do Trabalho foi comemorado com caminhada dos profissionais da saúde

Ivan (SOERN) e Jaldir (CRO-RN); Carrijo, Welington (presidente) e Aroldo (FIO); Gláucio (CRO-RN)

Para comemorar o Dia do Trabalhador e ao aniversário de 70 anos da Consolidação das Leis de Trabalho (CLT), profissionais da saúde saíram às ruas de Natal na manhã desta quarta-feira, (1), em caminhada que terminou em show de Carlos Zen no parque das Dunas.

A caminhada organizada pela Confederação Nacional do Médicos teve a participação também de outros profissionais da saúde, como dentistas, enfermeiros, nutricionistas e seus familiares.

Os presidentes do CRO-RN, Jaldir Cortez, e do Sindicato dos Odontologistas do RN, Ivan Tavares, além do presidente da Federação Interestadual dos Odontologistas (FIO), Welington Moreira de Mello, do tesoureiro, José Carrijo Bronne, e do secretário geral, Aroldo Neto, participaram da caminhada que levou o título “Meu trabalho tem valor”.

O SOERN levou para a caminhada as faixas com as mensagens “Trabalho pra valer! E o salário, ó!; e “Trabalho é cidadania, salário e diginidade”.

O movimento dos médicos é nacional e conta com o apoio dos demais profissionais da saúde.

O senador Paulo Davin, médico e presidente estadual do PV, também participou da manifestação, que saiu da Associação Médica do Rio Grande do Norte, na avenida Hermes da Fonseca, Tirol, seguiu pela avenida senador Salgado Filho, com parada no hospital Walfredo Gurgel, seguindo depois pela avenida Alexandrino de Alencar, com término no Parque das Dunas.

No hospital Walfredo Gurgel, várias lideranças da saúde discursaram para chamar a atenção da situação da saúde no Estado e também para defender mais recursos do governo Federal para área.

No Parque das Dunas, os participantes da caminhada tiveram direito a um lanche sanduíches, bolos e sucos, além de um show de Carlos Zens.

O presidente do Sinmed-RN, Geraldo Ferreira, afirmou que a movimentação serve também para corroborar os pleitos da categoria. As reivindicações giram em torno da implementação do Planos de Cargos e Salários, o piso de R$ 10.412,00  para profissionais que trabalham 20h por dia, a proibição da terceirização dos serviços de saúde, a contratação de médicos estrangeiros, além da melhoria das condições de trabalho e das unidades hospitalares.

O presidente do CRO-RN, Jaldir Cortez, disse que o conselho apoia todas as manifestações em defesa da categoria e de mais recursos para a saúde. “O CRO-RN é um parceiro do SOERN e lutamos juntos pelas melhorias salariais dos profissionais de odontologia e das condições de trabalho”, afirmou. “Tudo isso vem em beneficio também da população que é atendida pela rede pública de saúde.”

Para o presidente do SOERN, os cirurgiões-dentistas necessitam de dignidade profissional que se traduz em salários dignos e melhores condições de trabalho.

“Para isso, a gente defende o piso salarial nacional e a carreira de Estado para o cirugião- dentista”, afirmou Ivan Tavares.

FENAM

A Federação Nacional dos Médicos (FENAM) mobilizou a categoria médica e entidades representativas dos trabalhadores da saúde para comemorar o Dia do Trabalho.

Em Natal, a FENAM também esta realizando reuniões até sexta-feira com várias entidades para avaliar o contexto atual no qual os profissionais estão inseridos e planejar o futuro. A preocupação da federação é com o atual estado no qual se encontra a saúde pública  no país.

Nesta quinta-feira, 2, pela manhã, Confederação Nacional dos Trabalhadores Liberais Universitários Regulamentados (CNTU) se reunirá com a FENAM.

FEDERAÇÃO INTERESTADUAL DE ODONTOLOGIA

O presidente da FIO, Welington Moreira Franco, juntamente com o tesoureiro e o secretário geral da entidade, que prestigiram a caminhada do Dia do Trabalhador em Natal, participam nesta quinta da reunião da CNTU, que vai lançar um projeto para que o país até 2022 atenda toda a sua população que necessite de uma prótese dentária.

A FIO foi fundada em 26 de novembro de 1988 e congrega Sindicatos de Odontologistas do País. O SOERN é filiado a esta entidade de uma instância superior que reúne o movimento sindical.

A atuação da FIO se concentra nas questões de interesse dos sindicatos filiados, unificando as demandas dos estados. Propôe e defende a categoria em questões de âmbito nacional, como formação profissional, mercado de trabalho, convênio e credenciamentos, projetos de lei no Congresso Nacional e outras demandas que interessam diretamente aos cirurgiões-dentistas.

A FIO participa da luta, em conjunto com o demais trabalhadores brasileiros, pela construção de uma sociedade em que todos tenham direito a condições dignas de saúde.