"Abordagem Medicamentosa da Dor Aguda em Odontologia" foi tema de palestra do GEURM

A palestra "Abordagem Medicamentosa da Dor Aguda em Odontologia" foi realizada nesta quarta-feira, no auditório do CRO-RN, na 3ª reunião do Grupo de Estudo para o Uso Racional de Medicamentos (GEURM).

O conselheiro do CRO-RN e representante do Conselho Federal de Odontologia (CFO) no Comitê Nacional para a Promoção do Uso Racional de Medicamentos (CNPURM), Gláucio de Morais e Silva, foi o palestrante.

Presidente da Comissão de Uso Racional de Medicamentos do CRO-RN e coordenador do GEURM, o cirurgião-dentista Gláucio, com formação também em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, apresentou sua palestra em 2 horas e chamou a atenção dos colegas quanto aos critérios para seleção de analgésicos e anti-inflamatórios.

Para ele, através de uma anamnese cuidadosa, além de indicações, interações e posologias corretas, os cirurgiões-dentistas têm que observar os princípios de eficácia e segurança do medicamento, levando em consideração medidas terapêuticas que devem, geralmente, anteceder qualquer prescrição,

Segundo Silva, atualmente o uso irracional de medicamentos é um problema de saúde pública que pode causar danos e até morte dos pacientes. “Os prescritores, nas suas graduações, carecem de grades curriculares que aliem o conhecimento teórico às necessidades clínicas, enquanto os gestores não costumam propiciar cursos de educação continuada sobre o tema”, disse.

“Portanto espaços que tragam a discussão sobre farmacologia, como o GEURM, com proposta de estudo ampliada da farmacologia clínica sob o paradigma da prescrição baseada em evidências científicas, são de grande utilidade para os cirurgiões-dentistas do Rio Grande do Norte contribuir para uso racional de medicamentos”, enfatiza o conselheiro do CRO-RN, um estudioso da farmacologia.

O Comitê Nacional para a Promoção do Uso Racional de Medicamentos (CNPURM) foi criado pela Portaria nº MS/GM nº. 1.555, de 27 de junho de 2007, e tem, entre outras competências, identificar e propor estratégias e mecanismos de articulação, de monitoramento e de avaliação direcionados à promoção do URM, de acordo com os princípios e as diretrizes do Sistema Único de Saúde – SUS, em consonância com as políticas nacionais de Medicamentos e de Assistência Farmacêutica. O objetivo dessas políticas é ampliar e qualificar o acesso a medicamentos que atendam aos critérios de qualidade, segurança e eficácia.