Com a presença de autoridades, CFO entrega Prêmio Brasil Sorridente e Medalha de Honra ao Mérito

Autoridades e diversas personalidades estiveram presentes no Memorial JK, em Brasília, nesta quinta-feira (24), para a entrega do prêmio Brasil Sorridente e da Medalha de Honra ao Mérito Odontológico, que homenageou prefeituras e personalidades que se destacaram na saúde bucal em 2012. Foi a primeira vez que o evento ocorreu em Brasília. A premiação também comemorou os 49 anos de fundação do Conselho Federal de Odontologia (CFO), responsável pela premiação.

Além do presidente do CFO, Ailton Morilhas, estiveram presentes também o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz – que também recebeu uma homenagem – e Gilberto Pucca, coordenador nacional de Saúde Bucal do Ministério da Saúde.

Em seu discurso, o governador destacou a importância de a premiação ter sido realizada em Brasília pela primeira vez. “A escolha do local foi uma atitude maravilhosa do CFO e é uma honra muito grande que esteja acontecendo aqui, na capital de todos os brasileiros”, afirmou. Para ele, o reconhecimento das boas políticas públicas incentiva o desenvolvimento de novos projetos e programas de saúde bucal no país. “Neste aspecto, destaca-se o suporte do governo federal, que foi fundamental para a ampliação desde programas”, relembrou.

Homenageado com a medalha de Honra ao Mérito, o deputado federal Geraldo Thadeu (PSD/MG) foi um dos parlamentares presentes no evento. Ele fez questão de parabenizar o CFO pela iniciativa e agradeceu a homenagem.

“Gostaria de dividir este prêmio com outros parlamentares da área que nunca deixaram de atender nossas demandas. Sou dentista, amo a Odontologia e sei o alcance que tem na vida das pessoas, tanto na saúde como na estética e autoestima. Por isso, parabenizo os idealizadores deste prêmio, que serve como poderoso combustível para a vida de nossa população”, discursou.

Presidente do CFO destacou desafios para a saúde

O presidente do CFO, Ailton Morilhas, destacou o trabalho realizado pelos homenageados da noite na área de saúde bucal. “São homens e mulheres que nos dão exemplo. Conseguiram vencer a miopia de burocracias e de regras de mercado para ultrapassar o limite do decente e oferecer uma Odontologia de qualidade. Vocês fizeram melhor e merecem nossa admiração”, disse.

“É nesses momentos que vejo que a resposta à minha indagação inicial está na prática e no ato de fazer da dúvida a firmeza do compromisso com os ideais e com valores humanistas e corretos que conduzem às grandes conquistas da humanidade”, continuou.

Gilberto Pucca: “Prêmio estimula qualidade”

Para o coordenador nacional de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Gilberto Pucca, o Prêmio Brasil Sorridente funciona como um grande estímulo não apenas para a ampliação de programas da área, mas principalmente para a elevação da qualidade da saúde pública praticada no país.

“A orientação da presidente Dilma é clara neste sentido, que os investimentos têm que estar acoplados com a qualidade. E o prêmio vem justamente neste aspecto, de incentivar políticas públicas de qualidade, que sejam boas. Acho que é uma iniciativa incrível, muito positiva para o setor”, comemorou.

Desafios para a saúde pública

Além de parabenizar os homenageados, Morilhas destacou os avanços já realizados, mas relembrou os desafios que ainda precisam ser feitos na área. Para ele, a regulamentação “mais justa”, e que possa “combater energicamente os abusos e desrespeitos ao nosso trabalho por parte da saúde suplementar, em particular dos planos de saúde” é fundamental.

Porém, de todos os desafios, “o maior” ainda é um financiamento da saúde mais eficiente. “Estudos mostram que os gastos federais com ações e serviços públicos de saúde diminuíram. O subfinanciamento da saúde pública é indecente, imoral e inaceitável. É a maneira mais perversa de minar um direito que nós acreditamos e colocamos na Constituição como universal”, analisou Morilhas.

Além dos já citados, compuseram a mesa de entrega do prêmio e da medalha: o presidente da Associação Brasileira de Odontologia (ABO), Luiz Fernando Varrone; o presidente da Associação Brasileira de Cirurgiões Dentistas (ABCD), Silvio Cecchetto; Sardenberg Barbosa, presidente da Casa Civil do Distrito Federal; Samir Najar, presidente do Conselho Regional de Odontologia (CRO) do Distrito Federal; Josemar Câmara Feitosa, general das Forças Armadas; José Carrijo de Brom, secretário de finanças da Federação Interestadual dos Odontologistas (FIO) e Placidino Guerrieri Brigagão, presidente da Academia Brasileira de Odontologia.