Presidente do CRO-RN participa de reunião do Fórum Estadual dos Conselhos Profissionais de Saúde

Representantes dos conselhos regionais de Odontologia, Enfermagem, Farmácia, Nutrição e Fisioterapia estiveram reunidos nesta terça-feira, às 10 horas, no auditório do CRO-RN, para discutir assuntos relacionados a estas categorias profissionais.

A presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Rio Grande do Norte (COSEMSRN), Maria Salete Fernandes Cunha, cirurgiã-dentista e secretária Municipal de Saúde de Bom Jesus, foi a convidada da reunião e se colocou à disposição do Fórum Estadual dos Conselhos Profissionais de Saúde (FECOPS-RN) para lutar na melhoria das condições de atendimento da população assistida pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O presidente do CRO-RN, Jaldir Cortez, participou da reunião e relatou a preocupação do conselho com as contratações irregulares de auxiliares de saúde bucal por parte das prefeituras do interior.

Segundo Cortez, o CRO-RN enviou oficio às prefeituras solicitando informações sobre o quadro de profissionais das equipes de saúde bucal e fez recomendações aos gestores (prefeitos e secretários de Saúde) com relação às contratações de ASBs sem registro profissional na autarquia.

O CRO-RN está realizando um levantamento da situação desses contratos de pessoas não habilitadas para exercerem a profissão de ASBs e TSBs para representar junto ao Ministério Público Estadual e Federal, através da Procuradoria Geral de Justiça e Procuradoria Geral da União, respectivamente, a fim de investigarem tais práticas que contrariarem a lei.

A presidente do Conselho Regional de Enfermagem do RN (COREN-RN), Alzirene Nunes de Carvalho, presente à reunião, informou que a sua autarquia também recebeu informações de que auxiliares e técnicos de enfermagem estão sendo colocados pelas prefeituras para atuarem como auxiliares de saúde bucal.