Aprovado Projeto de Lei que garante a presença do Cirurgião-Dentista nas UTIs

Foi aprovado por unanimidade, no dia 10/04, o Projeto de Lei 2.776/08, na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC), da Câmara dos Deputados.

O Projeto que estabelece a obrigatoriedade do Cirurgião-Dentista nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) no âmbito hospitalar da rede pública e privada segue agora para aprovação no Senado Federal e sanção presidencial.

O Conselho Federal de Odontologia, os CROs e as entidades de classe participaram ativamente para a vitória do PL.

imagem interna

(Foto: Comissão Parlamentar do Conselho Federal de Odontologia com o Presidente da CCJC, Deputado Federal Décio Lima)

O Projeto de Lei recebeu parecer favorável dos Deputados Federais Fábio Trad (PMDB/MS), Benjamin Maranhão (PMDB/PB), José Genoíno (PT/SP), Dr. Grillo (PSL/MG), Onofre Santo Agostino (PSD/SC), Efraim Filho (Democratas-PB) e do relator do PL Osmar Serraglio (PMDB/PR).

O apoio dos parlamentares foi de extrema importância para acelerar a votação. O deputado Benjamin Maranhão (PMDB/PB) conseguiu inversão de pauta juntamente com José Genoíno (PT/SP) para a sétima posição, o que antes constava como número 44.

Ao conceder o parecer favorável, o Deputado Fábio Trad (PMDB/MS) destacou: “Uma vez fiquei internado em Unidade de Terapia Intensiva e pude mensurar a real necessidade do Cirurgião-Dentista nesse ambiente. A aprovação desse Projeto de Lei é muito importante para os pacientes que estão vulneráveis nas UTIs”, explica.

Segundo o Presidente do CFO, Dr. Ailton Morilhas, a aprovação do PL significa mais saúde para o paciente internado. “Com inserção do Cirurgião-Dentista nas equipes multidisciplinares das UTIs garantido por Lei, será possível realizar vários procedimentos e medidas preventivas e inclusive evitar o óbito. Além disso, o PL promove a ampliação do mercado de trabalho para os profissionais da classe odontológica”, afirma.

Fonte: CFO