Criada da Cooperativa de Crédito da Área da Saúde

A união de cinco sindicatos da área da saúde resultou na criação da Cooperativa de Crédito, cuja sede foi aberta na noite do último dia 22 de março, em evento que contou com a participação de profissionais da saúde.

O SICOOB SINDICRED RN foi criado com o suporte do Sindicato dos Médicos do RN (SINMED), Sindicato dos Odontologistas do RN (SOERN), Sindicato dos Profissionais da Saúde do RN (SINDSAÚDE-RN), Sindicato dos Profissionais da Enfermagem do RN (SIPERN) e Sindicato dos Técnicos Auxiliares em Radiologia (SINTAR).

A cooperativa de crédito promete juros mais baixos e um rendimento melhor do que os demais agentes financeiros.

De acordo com o diretor presidente do SICOOB SINDCRED RN, Geraldo Ferreira Filho, as operações se iniciam nesta segunda-feira (25), depois de um trabalho de mais de um ano, onde as etapas legais foram vencidas, as questões de mercado bem solucionadas, as portas recolhidas, o capital pronto e a autorização legal.

“Agora vamos servir aos cooperados como um banco, com a mesma gama de serviços prestados, como: poupança, conta corrente, empréstimos, aplicações, pagamentos, internet banking, cartão de crédito e com as taxas reduzidas praticamente à metade comparadas aos bancos comerciais e a medida que a demanda for aumentando, podemos chegar a zero de taxa”, explica Geraldo Ferreira.

Segundo ele, os empréstimos são baseados na renda do cliente, como em qualquer outro banco.

Ferreira considera o SINDICRED RN uma grande conquista do movimento sindical. “A cooperativa nasceu da união de cinco sindicatos, que entenderam que, conforme está preconizado nos seus estatutos, é dever dos sindicatos criarem cooperativas de crédito”, lembra.

O presidente do SINMED complementa que a Instituição servirá para que o cooperado possa utilizar os recursos de uma forma onde possa participar efetivamente, com divisão de sobras e taxas propícias.

“Vamos ter foco de pessoas jurídicas porque os outros modelos atuais não oportunizam que uma pessoa jurídica inclua em seu quadro todos os profissionais”, completa.

O presidente do conselho de administração SICOOB SINDICRED RN e cirurgião pediátrico, Dr. Manuel Marques, acredita que essa nova modalidade de crédito dará oportunidade não só para os profissionais da saúde, como também para funcionários que trabalham em clínicas, assim como seus familiares.

“Funcionaremos como uma espécie de banco, sendo que estaremos voltados para o cooperativismo. A diferença é que no banco o lucro é todo dele, enquanto na cooperativa de crédito, as sobras e lucros são rateados por todos, de maneira proporcional a movimentação feita o ano inteiro”, disse Marques.

O Diretor Financeiro do SOERN, Dr. Humberto Dantas, explicou que o Sindicato dos Odontologistas foi convidado para abraçar à ideia e aceitou. “Daremos total apoio a iniciativa e vamos expandir a ideia para a categoria. O projeto é grandioso e vai beneficiar a todos de forma real. Esperamos que a categoria perceba o quanto antes”, comemora Humberto.

O horário de funcionamento da cooperativa será das 9 às 16 horas.