Conselheiro do CRO-RN participa de Comitê Nacional para Promoção do Uso Racional de Medicamentos

Já como representante do Conselho Federal de Odontologia (CFO) no Comitê Nacional para Promoção do Uso Racional de Medicamentos (CNPURM), o conselheiro do CRO-RN e Presidente do Grupo de Estudo para o Uso Racional de Medicamentos, Gláucio Morais e Silva, participou nos dias 5 e 6 de março, em Brasília, da reunião para discutir estratégias para promover o tema.

A 21ª Reunião Ordinária do CNPURM reuniu representantes de conselhos profissionais e de órgãos públicos da área da saúde para debater estratégias para promover uma maior visibilidade da importância do uso racional de medicamentos no país.

O encontro serviu também para reflexões sobre os aspectos éticos envolvendo os múltiplos cenários relativos ao uso racional de medicamentos.

Segundo Gláucio, cirurgião-dentista e mestre em Química, na reunião também ficou decidido a reformulação do Regimento Interno do Comitê, a elaboração de critérios para o Prêmio Nacional de Incentivo à Promoção do URM “Lenita Wannmacher” 2013, o fechamento de detalhes do Livro sobre a história da Promoção do uso racional de medicamentos no Brasil, a aprovação das recomendações relativas à demanda do Comitê Técnico de Saúde da População Negra, além da discussão sobre o tema e formação de comissões para organização do V Congresso Brasileiro sobre o Uso Racional de medicamentos em 2014.

Na reunião ainda foram aprovados os ítens que integram o Plano de Ações do Comitê, entre outras decisões ções tomadas pelos representantes dos conselhos profissionais e de orgãos públicos da saúde.

Ficou ainda acordado que o CFO encaminhará até o dia 08/03, bem como as outras entidades representativas no Comitê, manifestações para o edital de chamamento da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA, para compor a Força de Trabalho que definirá medidas para estimular o uso racional de medicamentos, com foco na exigência de prescrição no ato da dispensação.

Na reunião do comitê ainda foi proposto que cada CRO crie uma Comissão para tratar sobre o uso racional de medicamentos, com o objetivo de criar uma agenda conjunta para avançar na temática.

A coordenação do Comitê sugeriu que cada entidade ou órgão representativo no CNPURM contribua com a divulgação do trabalho realizado no grupo, por meio da visualização do link do Comitê no site de cada entidade/órgão. Hoje, as informações sobre o Comitê estão visíveis apenas no Portal da Saúde: www.portal.saude.gov.br

Representante do CFO no Comitê, o conselheiro Gláucio de Morais explica que a reunião foi de grande valia para promover uma maior divulgação do tema, já que o uso irracional de medicamentos é um problema de saúde pública, que pode causar danos à saúde dos usuários.

Segundo o conselheiro do CRO-RN, o uso racional de medicamentos hoje é uma preocupação dos gestores e dever ser alvo de debates envolvendo também os profissionais da saúde e a sociedade. “O CFO continuará contribuindo com meios que visem auxiliar na promoção de prescrições medicamentosas que obedeçam aos princípios que norteiam o URM, como eficácia e segurança”, diz Gláucio.

Ele acrescenta que “é uma satisfação dar sequência a uma representatividade atuante no Comitê, que era Dr. Samir Najjar”.