Três dentistas na Mesa Diretora do Conselho Estadual de Saúde do RN

Conselheira do CRO-RN, Aldenísia assumiu a vice-presidência do CES/RN

O Conselho Estadual de Saúde (CES/RN) realizou no último dia 25 de fevereiro a eleição da nova mesa diretora para o próximo biênio 2013/2014, colocando três cirurgiões-dentistas na sua composição, representando usuários, profissionais de saúde e gestor.

O colegiado, formado por representantes de usuários, gestores e profissionais de saúde, elegeu o cirurgião-dentista Denilson Anchieta Rodrigues como presidente do CES/RN, representando o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS). Ele foi indicado pela OAB, seccional do RN. Denilson substitui a então presidente Francinete Melo.

A representante dos profissionais de Saúde, a cirurgiã-dentista e conselheira do CRO-RN, Aldenisia Alves de Albuquerque Barbosa, foi eleita vice-presidente. Ela representa o CRO-RN no CES/RN.

O CRO-RN e o sindicato dos Odontologistas do RN (SOERN) têm participação no CES/RN com os cirurgiões-dentistas Aldenisia (suplente) e Edson Cirilo (titular), respectivamente.

NOVA MESA DIRETORA DO CES/RN

Presidente: Denilson Anchieta Rodrigues – Representante do Usuário - OAB – seccional do RN

Vice-presidente: Aldenisia Alves de Albuquerque Barbosa – Representante dos profissionais de saúde - Conselho Regional de Odontologia do RN (CRO-RN)

Mesa diretora –

Tácio Dantas de Brito Guerra – Representante do gestor - Ministério da Saúde - MS/RN

Marcos Aurélio Marques da Silva – Representante profissional de saúde - Sind. Est. dos Trab. em Edu. do Ensino Superior - SINTEST/RN

Vandeci José Borges Maciel – Representante do Usuário - Associação dos Deficientes Físicos - ADEFERN

Edneuza Jones da Silva – Representante do usuário FECEB/RN

FUNÇÃO DO  CES

O Conselho Estadual de Saúde é um órgão colegiado de caráter permanente e deliberativo, composto por representantes dos três segmentos, o usuário do SUS, os profissionais de saúde e os gestores (governos).

O conselho tem as funções de formular estratégias, controlar e fiscalizar a execução da política estadual de saúde, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, conforme prevê a Lei 8.142/90.

O CES tem a responsabilidade de fiscalizar a gestão da Secretaria de Estado da Saúde (Sesap), além poder propor medidas que possam melhorar o acesso dos usuários aos serviços de saúde pública. Como representantes da sociedade, o conselho participa da elaboração do Plano Estadual de Saúde.