Palestra sobre Uso Racional de Medicamentos atrai bom público

Crurgião-dentista e mestre em Química pela UFRN, Gláucio de Morais e Silva, conselheiro do CRO-RN

O Grupo de Estudos para o Uso Racional de Medicamentos (GEURM), do CRO-RN, promoveu na última quarta-feira, 30, a partir das 19 horas, a sua primeira reunião na sedo do Conselho, com a apresentação da palestra  Uso Racional de Medicamentos, Prescrição Baseada em Evidências Científicas.

Um bom público compareceu para assistir o palestrante, o cirurgião-dentista e mestre em Química pela UFRN, Gláucio de Morais e Silva, conselheiro do CRO-RN, que por cerca de 2 horas falou sobre uso racional de medicamentos, destacando que na atualidade a preocupação é exatamente pelo uso irracional, que preocupa a todos, a sociedade, os gestores e os profissionais da área de saúde.

Segundo Gláucio Morais e Silva, “a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda o uso racional de medicamentos exatamente para que os pacientes recebam a medicação nas doses adequadas às suas necessidades clínicas e individuais, durante um período de tempo adequado e ao menor custo possível para eles e a sociedade”.

Coordenador do GEURM, Gláucio destacou na primeira reunião do grupo que o mesmo objetiva discutir o uso racional de medicamentos para que os cirurgiões-dentistas possam prescrever com segurança os remédios que seus pacientes necessitam para suas reabilitações.

Na palestra, o conselheiro do CRO-RN mostrou a lista modelo de medicamentos essenciais da OMS, que contempla 350 remédios para tratamentos de doenças prioritárias, como a Malária, HIV, Tuberculose, saúde reprodutiva e doenças crônicas como câncer e diabetes.

No Brasil, segundo Gláucio, existem cerca de 1500 fármacos, 5 mil nomes comerciais e 20 mil formas farmacêuticas e embalagens diferentes.

Estudioso do tema, o palestrante disse que o uso irracional preocupa a todos, inclusive entidades e gestores pelo desperdício econômico, além do próprio risco de doses excessivas causarem danos graves aos pacientes, inclusive a morte.

“Estudos apontam que 75% das prescrições de antibióticos são inapropriadas (cresce constantemente a resistência da maioria dos microrganismos causadores de enfermidades infecciosas prevalentes), ocorre indiscriminada utilização de injetáveis (aos dois anos de idade, algumas crianças receberam aproximadamente 20 aplicações)”, explica o conselheiro e palestrante.

Segundo Gláucio, pesquisas apontam que 50% dos pacientes fazem uso dos medicamentos de forma errônea. Isto significa maiores custos para os governos. “Os custos, para o setor público, vão de 10% em países desenvolvidos, enquanto nos países em desenvolvimento como o Brasil este percentual pode chegar a 30%”, destaca Gláucio.

O Grupo de Estudos para o Uso racional de Medicamentos (GEURM), do CRO-RN, segundo o conselheiro Gláucio, tem como objetivo provocar uma ampla discussão sobre o tema, incluindo palestras e estudos dirigidos. “Queremos messes nossos encontros mensais abordar temas relacionados aos medicamentos essenciais e fármacos, tais como suas indicações e contra indicações, repercussões sistêmicas, interações, entre outros”, disse o mestre em Química e cirurgião-dentista.

Para Gláucio, o objetivo maior do GEURM é contribuir para que o cirurgião-dentista possa com o conhecimento adquirido avaliar e saber fazer sempre a prescrição do medicamento de forma racional e baseada em evidências científicas.

As reuniões do GEURM serão, inicialmente, mensais no auditório do CRO-RN, a partir das 19 horas, com ampla divulgação no site do conselho e por e-mails aos profissionais da odontologia com seus cadastros atualizados.

Artigos Recomendados ( Clique para download ) :

Uso Racional de Medicamentos

Significância II