Palestra sobre Uso Racional de Medicamentos dia 30 na sede do CRO-RN

O conselheiro Gláucio de Morais e Silva será o palestrante da primeira reunião do GEMUR

O Grupo de Estudos para o Uso Racional de Medicamentos (GEMUR), do CRO-RN, promove no próximo dia 30, quarta-feira, a partir dasa 19 horas, a sua primeira reunião na sedo do Conselho, com a apresentação da palestra  Uso Racional de Medicamentos, Prescrição Baseada em Evidências Científicas.

O palestrante será o cirurgião-dentista e mestre em Química pela UFRN, Gláucio de Morais e Silva, conselheiro do CRO-RN.

Coordenador do GEMUR, Gláucio convida todos os interessados no assunto a comparecer na sede do CRO-RN para participar desta reunião e também da palestra.

Leia a seguir o texto do mestre em química, com área de concentração Drug Delivery, liberação controlada de fármaco:

O Uso Racional de Medicamentos, segundo a OMS, é quando os pacientes recebem a medicação nas doses adequadas às suas necessidades clínicas e individuais, durante um período de tempo adequado e ao menor custo possível para eles e a comunidade.

No entanto, atualmente o uso irracional preocupa a todos, inclusive entidades e gestores, pelo desperdício econômico e, sobretudo, pelo risco de causar eventos adversos graves e até a morte de usuários. Estudos apontam que 75% das prescrições de antibióticos são inapropriadas (cresce constantemente a resistência da maioria dos microrganismos causadores de enfermidades infecciosas prevalentes), ocorre indiscriminada utilização de injetáveis (aos dois anos de idade, algumas crianças receberam aproximadamente 20 aplicações), 50% dos pacientes fazem uso dos medicamentos de forma errônea, os custos, para o setor público vão de 10% em países desenvolvidos a 30% em países em desenvolvimento.

Alguns fatores contribuem ao uso irracional de medicamentos, como a indústria farmacêutica e seus artifícios para aumentar a cada ano suas vendas, e seu poder econômico influencia fortemente a prescrição de medicamentos novos e a formação acadêmica, onde a teoria  geralmente é distanciada da prática clínica, por vezes, desinteresse do próprio profissional e pouco investimento dos órgãos públicos em educação continuada.

Portanto, o Grupo de Estudos para o Uso racional de Medicamentos (GEMUR), do CRO-RN tem como objetivo provocar uma ampla discussão, através de palestras, estudos dirigidos e de casos, abordando temas relacionados aos medicamentos essênciais e fármacos, tais como suas indicações e contra-indicações, repercussões sistêmicas, interações, entre outros. Dessa maneira, o GEURM espera contribuir para que o Cirurgião-Dentista, avaliando o saber ao fazer, use sempre o medicamento de formas racional e baseada em evidências científicas.

As reuniões, inicialmente, serão mensais no auditório do CRO-RN, sempre às 19 horas com ampla divulgação na página eletrônica deste Conselho e por e-mails aos profissionais da odontologia que estiverem com seus cadastros atualizados.