Prefeitura de Natal apresenta novo PCCS dia 4 de março

A proposta de reestruturação do PCCS (Plano de Cargos, Carreiras e Salários) da prefeitura de Natal para o quadro de servidores da Saúde foi apresentada nesta última sexta-feira, dia 27, às 14 horas, no auditório do SESC, com a presença do presidente do Sindicato dos Odontologistas do RN, Ivan Tavares Farias Júnior, e do presidente do CRO-RN, Eimar Lopes de Oliveira.

Técnicos da Fundação Getúlio Vargas, do Rio de Janeiro, que estão elaborando a propostas, fizeram a apresentação desse esboço do que pode ser o novo PCCS a ser implantando pela atual prefeita de Natal, Micarla de Sousa.

A proposta da FGV para o PCCS do pessoal da saúde deve ser entregue a secretária de Saúde e a prefeita de Natal no dia 4 de janeiro, ficando para o dia nove de março a proposta geral para todos os servidores municipais.

A apresentação do PCCS para os servidores da saúde foi feita com a presença também da secretária Adjunta de Saúde do Município, Ilza Carla, da presidente do Sinsenat, (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Natal), Soraya Godeiro Massud, e da presidente do SindSaúde, Sonia Godeiro, além de servidores.

A técnica Denise da FGV fez a apresentação da reestruturação, mas adiantou que o plano definitivo será apresentado no próximo dia 4 de março. Ela apresentou uma pesquisa salarial das várias categorias profissionais da saúde, num levantamento feito junto a diversas prefeituras do país.

Denise também falou de uma inovação no projeto, que é o sistema de avaliação do servidor pela sua competência.

Segundo a técnica da FGV, o novo PCCS está sendo elaborado com o foco voltado para o desenvolvimento do servidor no futuro, organizando a sua vida funcional.

Pelo projeto, os servidores serão organizados em três níveis: superior (profissionais com curso superior), médio (servidores com cursos técnicos) e fundamental (servidores sem formação técnica ou que cursaram apenas o curso básico). E os vencimentos terão cinco padrões.

Uma servidora na platéia reagiu a inovação, dizendo que não seria avaliada por uma diretora de cargo comissionado colocada no posto por indicação política.

Para que os servidores possam acompanhar a elaboração do projeto do PCCS, a secretaria de Saúde do Município e a FGV criaram o blog http://www.pccssusnatal.blogspot.com

Em janeiro, no dia 20, a secretária de Saúde de Natal, Ana Tânia, apresentou, no mesmo auditório do SESC, o esboço do projeto de reestruturação do PCCS aos servidores e representantes dos sindicatos ligados aos servidores municipais de um modo em geral e ao pessoal da saúde. Foi a primeira apresentação oficial desse estudo para criar um novo plano salarial e de carreira para os servidores municipais, com salários mais dignos e menos adereços de abonos e outros pendurricalhos que acabam não sendo considerados na hora do servidor se aposentar.

Para o presidente do SOERN, está é uma boa oportunidade da prefeita Micarla de Sousa adotar um PCCS digno para os servidores da Saúde, mantendo a isonomia salarial.

A presidente do Sindsenat quer agilidade na aprovação do PCCS, que depois de aprovada pela prefeita, ainda vai para votação na Câmara Municipa
l.