Promotoria da Saúde inspeciona obras de reforma do Morton Mariz

A promotora de Saúde, Iara Pinheiro, juntamente com o presidente do CRO-RN, Eimar Lopes, e o representante do SOERN, Edson Luiz Cirilo, além dos secretários adjuntos da secretaria Municipal de Saúde de Natal, estiveram nesta terça-feira, dia 26, visitando as obras de reforma do Centro de Referência Odontológica Morton Mariz, no bairro da Ribeira.

A promotora não gostou do que viu em termos de preservação do patrimônio público, com consultórios dentários depositados em salas de forma inadequada, pias e armários quebrados, bem como vai cobrar do município mais agilidade na conclusão da reforma.

O Morton Mariz foi fechado em maio do ano passado, depois das chuvas que inundaram a unidade. A reforma começou em julho e a previsão da secretaria de Saúde de Natal era reabrir a unidade em novembro.

Ela inspecionou a obra de reforma do Morton Mariz a convite do presidente do CRO-RN, Eimar Lopes, e dos secretários adjuntos da secretaria Municipal de Saúde de Natal, Servulo Medeiros e Ilza Carla, além do representante do Sindicato dos Odontologistas do RN, Edson Luiz Cirilo, e da construtora que executa o trabalho.

Iara Pinheiro, depois de se reunir com os representantes da secretaria municipal de Saúde, pediu um relatório sobre as condições dos equipamentos e móveis do Morton Mariz. E

Segundo ela, dependendo se houve ou não dano ao patrimônio público, a secretária Ana Tânia Lopes Sampaio e a empresa executora da reforma, a Empec, poderão responder inquérito.

Quanto à demora em reabrir a unidade, os representantes da secretaria municipal de Saúde informaram que houve atraso nas obras porque o projeto inicial para a colocação da laje e da cobertura teve que ser refeito, depois que a Secretaria de Obras Públicas e Infraestrutura constatou falhas nele.

O ministério Público solicitou um relatório da secretaria de Saúde sobre o Morton, que informe tudo sobre as condições dos equipamentos e móveis e também qual a previsão de conclusão das obras e a reabertura da unidade.

O representante da Construtora Empec, o responsável técnico pela obra, Rubens Medeiros, disse que para concluir os serviços contratados pela prefeitura, o de troca da cobertura e a colocação da laje no prédio, serão necessários mais uns 40 dias.

Para a próxima quinta-feira, dia 4 de fevereiro, ficou acertada um encontro do representantes da comissão de servidores do Morton Mariz com Medeiros para acertar detalhes de colocaçao de pontos de tomadas para a instalação dos equipamentos odontológicos da unidade.

Não existe data para a reabertura do centro, que está fechado desde maio do ano passado, com um parte das equipes odontológicas atendendo a população em salas improvisadas na sede do Distrito Leste, no prédio Zeca Passos, na praça Augusto Severo.

Como o departamento de engenharia da secretaria de Saúde de Natal informou ao Ministério Público que a reforma do Morton Mariz não contemplou as solicitações dos servidores da área odontológica, que era um refeitório, uma garagem para o pessoal plantonista da noite e mais uma sala para o laboratório de prótese, a promotora Iara Pinheiro ficou de reforçar junto a secretária Ana Tânia aquelas reivindicações.

A InterTVCabugi e o jornal Tribuna do Norte acompanharam a visita da promotoria de Saúde e do CRO-RN no Centro Odontológico da Ribeira, uma espécie de Pronto Socorro do hospital Walfredo Gurgel da odontologia.

As fotos da inspeção do MP e do CRO-RN no Morton Mariz podem ser vistas acessando o Álbum de fotos no menu do site.

.