ASB e protética, nova presidente da APDERN toma posse

A Associação dos Protéticos Dentários do Rio Grande do Norte (APDERN) tem nova diretoria, com a eleição de Neudimar Maria de Oliveira Souza para presidir a entidade nos próximos dois anos.

A posse da nova diretoria foi nesta sexta-feira, 15 de janeiro, às 19h30min, no auditório do Conselho Regional de Odontologia do Rio Grande do Norte (CRO-RN), com a presença de associados e familiares, além de dentistas.

O presidente do CRO-RN, Eimar Lopes, e o cirurgião-dentista e conselheiro José Ferreira Campos Sobrinho, representando presidente do Sindicato dos Odontologistas do RN (SOERN), Ivan Tavares, fizeram parte da mesa da solenidade de posse da nova diretoria da APEDERN.

O presidente da APDERN, Edmilson Pereira de Miranda, transmitiu o cargo para Neudimar, lembrando que gostaria de ter feito muito mais pela entidade, porém as dificuldades financeiras impossibilitaram de realizar tudo que gostaria de ter feito.

A nova presidente da APDERN, Neudimar Maria de Oliveira Souza, funcionária pública do Estado, é filha de protético, Juvêncio Andrade de Oliveira, residente no município de Rodolfo Fernandes.

Segundo ela, a sua formação profissional de protética é de 2007, mas foi em 2005 que começou o curso em João Pessoa.

Na odontologia, Neudimar começou com Auxiliar de Consultório Dentário (ACD), hoje profissão reconhecida como Auxiliar de Saúde Bucal (ASB). Ela tem 23 anos de serviço público e atualmente trabalha como ASB na unidade de Pompéia, zona Norte de Natal, que faz parte da rede Estratégia Saúde da Família, ex-PSF.

Além de trabalhar em prol do fortalecimento da classe de protéticos, a nova presidente da APDERN quer realizar uma administração voltada também para a qualificação dos profissionais que atuam no setor. “Também quero trabalhar para a construção de uma sede própria para entidade, mas espero contar com a colaboração de toda a categoria para a concretização desse sonho, que sei que é de todos os colegas”, disse.

O presidente do CRO-RN saudou a nova presidente e lembrou das suas lutas pelo fortalecimento da profissão de protético. Eimar Lopes disse ainda que o conselho em sua gestão vem trabalhando em parceria com a APDERN, tendo aberto suas portas para a categoria.

Esta foi a segunda solenidade de posse da diretoria da APDERN que aconteceu no auditório do CRO-RN. Após a posse, foi oferecido um coquetel aos presentes.