A odontologia de Mossoró está de luto, morreu Maria das Graças (Gagaça)

A cirurgiã-dentista Maria das Graças Lopes Ferreira, 59 anos, morreu na quinta-feira em Natal e foi sepultada na sexta-feira, dia 11, no cemitério São Sebastião, em Mossoró, onde residia.

Com a presença de muitos amigos, antes do enterro, foi realizada uma missa de corpo presente na igreja de São Paulo Apostolo, no bairro de Betânia, onde residia Maria das Graças, a Gagaça, como era mais conhecida.

Na missa, o marido de Gagaça, o médico Francisco Xavier e os filhos Vitor, Rafael e Luciana receberam os pesâmes de amigos e parentes.

A igreja de São Paulo Apostolo ficou pequena para receber os amigos e colegas da cirurgiã-dentista que há um ano lutava contra um câncer de mama.

Sobre o caixão, durante o velório, uma bandeira do PT e outra do CRO-RN, simbolizando a odontologia, marcaram a vida de Gagaça. Ela era uma defensora do presidente Lula e uma batalhadora pelas causas da odontologia.

Por duas gestões, Maria das Graças foi delegada do CRO-RN  em Mossoró. Na atual gestão, ela indicou a cirurgiã-dentista Silvana Gurgel para o mesmo cargo.

Sempre sorridente e alegre, Gagaça mesmo diante da doença sempre foi uma mulher guerreira que enfrentou o tratamento de cabeça erguida, mostrando que a vida poderia ser de percalços, mas nunca se devia esmurecer.

Nos encontros que ainda participava, como na Festado Dentista de Mossoró, realizada dia 30 de outubro, Gagaça fez questão de pegar o microfone para falar da sua doença e pedir as suas colegas dentistas que realizassem os exames preventivos de mama.

No enterro realizado às 17 horas, no cemitério São Sebastião, muitos amigos e políticos como a deputada Federal Sandra Rosado e o ex-deputado Laire Rosado, a filha do casal, Larissa Rosado, deputada Estadual, foram dar o adeus a Maria das Graças.

Também estavam presente o deputado Estadual Fernando Mineiro, os presidentes do CRO-RN, Eimar Lopes de Oliveira, e do Sindicato dos Odontologistas do RN, Ivan Tavares, além do conselheiro Jaldir Cortez.

Gagaça partiu cedo, mas o seu legado deve ser trilhado pelo filho mais novo, Rafael, que este ano se formou em odontologia, seguindo assim a carreira vitoriosa da mãe.

O cirurgião-Dentista Rafael vai a partir de agora continuar a atender os pacientes da mãe no mesmo consultório onde Gagaça atendeu os seus amigos ao longo de sua brilhante carreira.

Para o presidente do CRO-RN, Eimar Lopes, Gagaça foi sempre um exemplo de mulher, esposa, mãe, profissional e amiga, que ao longo de sua existência sempre lutou pela categoria.

"Ela era uma mulher de fibra, leal, educada, que fazia amigos facialmente, e também sabia conviver com seus adversários de forma elegante, respeitando a todos", disse Lopes.