Notícias

  1. CRO RN
  2. Notícias

Boca a Boca, o filme dos Dentistas do Bem tem lançamento nacional

“Boca a Boca” poderia ser apenas uma propaganda boca a boca que vai passando de um para outro numa velocidade incrível, até que tal produto ou mesmo um fuxico ganhe uma notoriedade.

Mas o "Boca a Boca" que vamos tratar aqui é do documentário produzido pelo Turma do Bem, uma ONG (Organização Não Governamental) que atua em todo o Brasil e desenvolve o projeto Dentista do Bem.

Antes de falar do documentário, para quem não sabe, o projeto Dentista do Bem conta com o trabalho voluntário de cirurgiões-dentistas que atendem crianças e adolescentes de baixa renda gratuitamente, até que completem 18 anos.

Fundada em 2002 em São Paulo, a Turma do Bem é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) que trabalha para levar a saúde bucal para crianças e jovens de baixa renda em todo o Brasil. São 200 coordenadores espalhados pelas cidades e capitais brasileiras.

Em Natal, a CD Tabita Fernandes Torres coordena regionalmente a Turma do Bem. No momento, ela está cadastrando os nomes dos colegas que queiram se engajar nesse projeto de forma voluntária para cuidar de uma criança carente que tenha necessidade de um tratamento dentário e não possui condições financeiras para realizá-lo.

Segundo Tabita, a partir de novembro, a Turma do Bem de Natal deve iniciar as visitas aos bairros mais pobres da capital para fazer um levantamento e selecionar as crianças e adolescentes que precisam de um cuidado especial em relação a sua saúde bucal. “Vamos fazer as visitas em escolas e instituições para levantar a situação desses jovens e encaminhar depois a relação para São Paulo, onde será feita a triagem. As crianças e adolescentes escolhidas terão seus tratamentos realizados pelos Dentistas do Bem que vamos cadastrar”, explica a coordenadora regional.

As crianças mais pobres, com problemas bucais mais graves e com idade próxima para arrumar o primeiro emprego terão prioridades para o tratamento, que será feita no consultório do próprio dentista-voluntário. No país, atualmente, são 5.800 CDs cadastrados. Mais de 70 mil crianças e adolescentes já passaram pela triagem do projeto. Hoje, 12 mil delas estão em atendimento.

Em Natal, os dentistas interessados em participar do projeto podem entrar em contato com a Dra. Tabita pelo telefone 9481-8167 ou pelo e-mail: tabitaft@hotmail.com

FILME-DOCUMENTÁRIO ALERTA

O filme-documentário foi exibido nesta última segunda-feira em várias cidades do Brasil e da América Latina, em sessões organizadas por mais de 200 coordenadores voluntários do projeto Dentista do Bem.

Em Natal, a sessão especial para os cirurgiões-dentistas foi na sala do cinema Moviecom, no Praia Shopping, em Ponta Negra. Distribuídos cerca de 200 convites, apenas 20 pessoas, entre público e CDs, compareceram para assistir o filme.

O documentário emociona, pois mostra que sorrir pode ser um privilégio de brasileiros bem nascidos, enquanto milhões de outros ainda vivem a realidade do país dos desdentados.

A coordenadora Regional do projeto Dentista do Bem, Tabita Fernandes Torres, fez a apresentação do documentário, que foi gravado entre junho e agosto desse ano, mostrando a realidade de muitas crianças e adolescentes em relação a sua saúde bucal.

Segundo Tabita, o filme entra em cartaz em Natal na sala de cinema da rede Moviecom a partir da próxima semana, com entrada paga. Na sessão especial exibida na segunda-feira, às 21h30min, cerca de 15 CDs assistiram o documentário, entre eles,  o presidente do SOERN, Ivan Tavares, o secretário Adjunto de Saúde de Natal, Sérvulo Medeiros, e a coordenadora municipal de Saúde Bucal de Natal, Vera Maria Martins de Castro.

O filme traz vários depoimentos de jovens que sofrem com os seus problemas dentais e não possuem recursos para o tratamento. São depoimentos de pais e mães, profissionais da saúde bucal, como o dentista e empreendedor social Fábio Bibancos, idealizador do filme e da ONG Turma do Bem.

O tema do filme se baseia na história de seis crianças e adolescentes com problemas bucais, que não sorriem para a vida, que se envergonham dos dentes que têm ou pela falta deles. Mas a ação voluntária dos Dentistas do Bem muda a realidade desse pessoal, que volta a sorrir depois do tratamento gratuito que recebeu.

Participaram ainda do documentário a atriz Lu Grimaldi e o cantor e compositor Guilherme Arantes, autor da canção “Eu vou fazer”, cantada pelos participantes do filme. A canção virou clipe, que conta coma participação de Guilherme Arantes, do coral infanto-juvenil do projeto Guri e de empreendedores sociais.

O dentista paulista Bibancos pretende com o filme discutir com a sociedade a questão da saúde bucal, mostrando a todos os brasileiros que se trata de um direito de todos, cabendo a todos nós brigar por ele.

O presidente do sindicato dos Odontologistas do Rio Grande do Norte (SOERN), Ivan Tavares Farias Júnior, que assistiu o filme ao lado da doutora Tabita, confessou ao término da exibição da película que estava emocionado. “O Filme é de boa qualidade e mostra muito claramente a saúde bucal das pessoas de baixa renda, além de expor o principal motivo dessa realidade, que é a falta de educação para a saúde bucal dos brasileiros”, afirma Ivan Tavares.

Segundo o sindicalista, ao revelar a falta de informação, o filme traz a tona essa necessidade de que, não apenas os cirurgiões-dentistas, mas toda a sociedade cobre dos governantes e seus representantes ações no sentido de ampliar o atendimento da rede pública em relação à saúde bucal.

O presidente do SOERN defende também a inclusão na cesta básica de produtos de higiene bucal, como pasta, escova e fio dental. “A realidade da saúde bucal do brasileiro é essa mesmo mostrada no filme, apesar de todos os esforços do atual governo federal em avançar nessa área”, diz Ivan Tavares. “Acho muito importante o trabalho desses dentistas voluntários em ajudar a atender estes jovens, porque sabemos que a curto ou médio prazo, mesmo com os avanços no atendimento da saúde bucal do brasileiro na rede pública de saúde, não é possível atender a todos que precisam de tratamento”, declara o presidente do SOERN.

O CRO-RN deverá em novembro promover uma exibição do filme no seu auditório e promover um debate sobre a participação do dentista na sociedade, retirando-o do seu consultório para torná-lo um ator principal das mudanças da realidade da saúde bucal dos brasileiros.

Outras Notícias