Sarau com professor Coquinho mereceu aplausos da platéia

Dando continuidade ao seu Programa “Quarta Cultural”, o Conselho Regional de Odontologia do Rio Grande do Norte (CRO) promoveu mais um Sarau Lítero-Musical nesta última quarta-feira, 5 de agosto, tendo como atração a palestra sobre a História da Fundação de Natal do professor Luís Eduardo Suassuna, mais conhecido como “Professor Coquinho”.

Integrante do Conselho Estadual de Educação, do Instituto Histórico e Geográfico do RN e professor do Departamento de História da Universidade Federal (UFRN), “Coquinho” abordou os aspectos históricos da fundação da cidade do Natal no contexto político da época, mostrando também algumas características urbanas da cidade, como as primeiras ruas, as primeiras igrejas e outros aspectos.

Do alto da sua experiência de 30 anos de docência, o professor encantou a platéia do auditório do CRO-RN com sua maneira simples e irreverente de abordar a história, prendendo a atenção de todos para o tema, além de suscitar uma série de perguntas que confirmaram o interesse do público presente pela sua brilhante explanação.

Diante do sucesso da palestra, que o professor Coquinho preferiu chamar de uma aula ou bate-papo, ele já foi intimado pela platéia formada por dentistas, poetas, poetisas e simpatizantes do sarau a retornar em breve para falar mais sobre a história de Natal.

O Sarau Lítero-Musical do CRO-RN, que acontecem duas vezes por mês no auditório do conselho, ainda vai agendar a data para o professor Coquinho continuar sua aula sobre a história da cidade, já que o tempo de 1h20 min da sua primeira apresentação não foi suficiente para o público, que ainda queria ouvir mais o mestre.

O presidente do CRO-RN, Eimar Lopes, presente no Sarau, entregou ao final da palestra o certificado de participação na programação cultural do conselho ao professor Coquinho. Ele só lamentou que a maioria da platéia no auditório do CRO-RN era de poetas e poetisas populares que participam do sarau, contando-se no dedo os dentistas presentes.

O professor Lenilson Carvalho, (ex-presidente do CRO-RN e titular da SBDE e componente da Confraria da Amizade), o Dr. Givaldo Soares (ex-conselheiro do CRO-RN e presidente da Confraria da Amizade), e o professor Múcio Procópio (componente da Confraria da Amizade) participaram da palestra, elogiando a atuação do professor Coquinho, um dos mestres mais conhecidos dos cursinhos pré-vestibulares de Natal.

“Ainda espero que a nossa categoria saia do seu dia-a-dia dos consultórios e venha participar desses eventos”, disse Eimar Lopes, que na próxima semana cola grau no curso de História da UFRN.

Próxima palestra: Intentona Comunista no Rio Grande do Norte
Em setembro, no dia 2, na programação da Quarta Cultural do CRO-RN, o presidente do conselho será o palestrante da noite, abordando a Intentona Comunista no Rio Grande do Norte.

No Sarauterapia do dia 5 de agosto, antes da palestra do professor Coquinho, os poetas e poetisas fizeram suas apresentações, sob a coordenação do presidente da Sociedade Brasileira de Dentistas Escritores (SBDE), Rubens Barros de Azevedo, com apoio da  Sociedade dos Poetas Vivos e Afins do RN (SPVA).
Por ordem de chegada ao auditório do CRO-RN, houve as seguintes apresentações:
Zé Martins - Recitou “Eu, pai, mãe e os mininos”; “A seca do sertão”, além de ter cantando e dançado um coco;
Agslene Martins - Recitou “Arvorada matuta” e “Reboliço”, de Renato Caldas;
Jaime Galvão - Cantou “Felicidade foi embora”, de Lupicínio Rodrigues; “Meu Porto Seguro” (autoral) e “Paz do Meu Amor” (Luís Vieira);
Emanoel Iohanan – Recitou “Minha nega”; “4 Letrinhas Mágicas”;
Carlos Morais Santos, poeta lisboeta) – Recitou “Os nós e os Laços” e cantou “O Xote das Meninas” (Luís Gonzaga e Zé Dantas);
Deth Haak – Recitou “Poetas Del Mundo” e “Alma do Cosmo” (Gislaine Canales, glosando Augusto dos Anjos); “Poeta Força-tarefa” (Rossyr Berny), do livro antológico: “Poetas pela paz e justiça social”;
Sebastião Bezerra - Interpretou e fez performance da música “O Ébrio” e recitou “Pôr-do-sol do Potengi”;
Auzeh Freitas – Recitou “O Desatino do sem destino”; “Tributo ao Prof. Coquinho”, elaborado durante a Palestra;
Mazé – Recitou “Carta”, do livro “No coração das palavras”, de Alexandre Abrantes;
Ivete Ramalho - Cantou “Noite Cheia de Estrelas” (Cândido das Neves); e recitou “Meus 8 anos” (Casimiro de Abreu);
Américo Pita - Declamou “O Silêncio da Noite” (João Batista de Cerqueira) e “Plantador de Milho” (Daudeth Bandeira);
Igor Barbosa - Declamou “Ai, se se-se...” (Zé da Luz); “Aí, se se-se..”, autoral;Geralda Efigênia – Recitou “Décima”;
José Luis Sá – Recitou “Perfil da Velhice”;
Lecy Sá - Cantou “Uma Casa Portuguesa” (R. Ferreira e M. Sequeira);
MC Garcia – Recitou “Origem Morta e o Homem”;
Jania Souza – Recitou “Menino Livre”;
Rosa Regis - Declamou “Eu Venho Aqui Defender a Sustentabilidade”, 1º lugar no Concurso de Literatura de Cordel, promovido pela COSERN, na Feira do Livro de Mossoró (2009).
O coordenador do Sarau, Dr. Rubens Barro Azevedo, convida a todos para participar do próximo “SARAUTERAPIA”, no dia 19 de agosto, quarta-feira, a partir das 18 horas, com entrada livre.
Ele também destaca a Sexta do Repente, todas as primeiras sextas-feiras do mês, no primeiro andar do Palácio da Cultura, na praça Sete de Setembro, Cidade Alta, das 20 às 22 horas, com entrada franca.
É a cultura popular mostrada pelos repentistas que se revezam naquele nobre espaço. A promoção é da AEPP (Associação Estadual dos Poetas Populares do RN), cujo Presidente é o poeta José Lucas de Barros, que convida os presentes a interagir, criando motes, temas e pedindo canções.