Relatora do projeto de lei do salário básico de CDs e médicos apoia proposta

Deputada Sandra Rosado (PSB-RN), relatora do PL, diz que apoia proposta em encontro com representantes da odontologia potiguar

A deputada Federal Sandra Rosado (PSB-RN), relatora do Projeto de Lei 3734/08, que define o salário básico profissional de cirurgiões-dentistas e médicos em R$ 7.000,00, declarou ser favorável a proposta durante um encontro com os presidentes do Conselho Regional de Odontologia do Rio Grande do Norte, Eimar Lopes, do Sindicato dos Odontologistas do RN, Ivan Tavares Farias Júnior, e da Associação Brasileira de Odontologia (ABO-RN), Pedro Alzair da Costa.

O professor e chefe do departamento de Odontologia da UFRN, Antônio Ricardo Calazans Duarte, representando o presidente da ABO nacional, Noberto Luziana, também participou do encontro com a deputada.

A reunião com Sandra Rosado foi nesta segunda-feira (29), às 19 horas, em Natal, no apartamento da filha de Sandra Rosado, a deputada Estadual Larissa Rosado (PSB). Os representantes da odontologia potiguar pediram o apoio da parlamentar potiguar ao projeto de lei que define o salário minimo dessas duas categorias da saúde.

A deputada Sandra Rosado, assistente social e advogada, é a relatora da matéria que tramita na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC), onde pode receber emendas de outros deputados num prazo de cinco sessões ordinárias, contadas a partir de 8 de junho.

A relatora disse que na próxima semana pretende apresentar o seu parecer da matéria, depois de ouvir outros representantes das classes médica e odontológica que estão agendados para esta semana. Na quarta-feira, a deputada vai receber em Brasilia, no seu gabinete, os representantes nacionais das entidades médicas.

Segundo Sandra Rosado, depois desse período regimental, com a apresentação do seu relatório, o próximo passo é o projeto de lei entrar na pauta de votação da Câmara Federal.

Para a deputada potiguar, a entrada do projeto de lei na pauta de votação depende muito da pressão que as categorias odontológica e médica podem fazer junto aos parlamentares.

O presidente do CRO-RN declarou depois do encontro com a deputada Sandra Rosado que agora a categoria odontológica precisa se mobilizar em todos os Estados para cobrar de seus representantes o apoio ao projeto para que o salário mínimo dos CDs e médicos seja aprovado na Câmara Federal.

Nesta terça-feira, Eimar Lopes já enviou um ofício ao Conselho Federal de Odontologia (CFO) comunicando o encontro do CRO-RN com a deputada e sua posição favorável ao projeto que institui o salário mínimo de R$ 7.000,00 para os cirurgiões-dentistas.

"Agora cabe a nós presidentes dos conselhos mobilizar os deputados de cada Estado para que eles apoiem o projeto e pressionem o presidente da Câmara para colocá-lo na pauta de votação", disse o presidente.

"É muito importante também a participação de cada CD nesse momento de pressão. Demos todos enviar enviar e-mails aos nossos deputados Federais da bancada potiguar pedindo o apoio deles para este projeto de lei", declarou Lopes.

O presidente do SOERN aproveitou a audiência com a deputada para pedir o apoio dela para o Projeto de Lei que trata da Classificação Brasileira Hierarquizada dos Procedimentos Odontológicos (CBHPO), que  resolverá de uma vez por todas as negociações com os Planos de Saúde.

Outro assunto que entrou na pauta do encontro foi o projeto de lei que trata da Odontologia do Trabalho, com Ivan Tavares também solicitando o apoio de Sandra Rosado para sua aprovação.

Com a deputada Estadual Larissa Rosado, o presidente do SOERN pediu o seu apoio para o projeto de lei que visa promover mudanças no Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) dos servidores estaduais da área de saúde. A mudança do PCCR deve entrar em pauta de votação nesta quarta-feira (dia1), na Assembléia Legislativa do Estado.

Segundo a deputada, o projeto deverá ser aprovado atendendo algumas reivindicações do sindicato dos servidores da saúde.

Abaixo a relação dos deputados Federais do Rio Grande do Norte e seus respectivos e-mails para a categoria enviar mensagens solicitando o apoio deles para aprovação do projeto de lei que cria o salário mínimo profissional para cirurgiões-dentistas e médicos.

1) Sandra Rosado (PSB/RN)

Fone: (61) 3215-5650 - Fax: 3215-265

dep.sandrarosado@camara.gov.br

2)