Notícias

  1. CRO RN
  2. Notícias

Profissionais da saúde discutem crise em reunião no CRO-RN

Presidentes e representantes de nove conselhos regionais das 14 categorias profissionais que atuam na área de saúde do município de Natal e do Estado decidiram ontem, em reunião no Conselho Regional de Odontologia do Rio Grande do Norte (CRO-RN), defender a criação de um fórum de defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) e a união de todos os profissionais para a melhoria da saúde.

A discussão sobre a crise na saúde começou às 11h30min e se estendeu por cerca de 2 horas, reunindo representantes das categorias dos odontólogos, psicólogos, enfermeiros, nutricionistas, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais e farmacêuticos. A reunião foi coordenada pelo presidente do CRO-RN, Eimar Lopes.

A convocação da reunião foi uma iniciativa dos conselhos regionais de Enfermagem e Odontologia para discutir a saúde não só em tempo de crise, mas também para a criação de um fórum permanente com a participação dos conselhos e demais entidades representativas das 14 profissões que atuam no setor.

Para a próxima reunião marcada para quarta-feira, dia 21, no CRO-RN, a partir das 11 horas, vão ser convidados os representantes das outras cinco profissões que fazem parte da 14 categorias profissionais que atuam na saúde, que são médicos, médicos veterinários, profissionais de educação física, biólogos e biomédicos.

PACTO PELA SAÚDE

Para os participantes da primeira reunião de discussão dos problemas da saúde, no momento que a prefeita de Natal, Micarla de Sousa, fala em pacto pela saúde, todas as categorias precisam ser ouvidas.

O presidente do CRO-RN afirmou após a reunião que um pacto pela saúde só pode ser legítimo quando envolve todas as profissões que fazem parte da área de saúde. “Se o pacto é pela saúde, ele jamais pode ficar restrito a uma profissão só, seja ela qual for”, disse Lopes.

“A gente entende que todas as profissões precisam ser ouvidas, porque cada uma tem a sua importância dentro do sistema”, declarou Lopes.

A representante do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Norte (COREN-RN), Francisca Valda da Silva, também defendeu a participação de todos os profissionais da área de saúde no pacto pela saúde que a prefeita vem propondo desde que iniciou a crise no município. Segundo ela, as 14 profissões da saúde têm sua importância e podem contribuir na superação das dificuldades da área, já que conhece o seu funcionamento e problemas.

“Nós entendemos que a saúde da população é um bem de importância para o desenvolvimento do município e do Estado, por isso, temos que unir as 14 profissões da área,” disse Francisca. Segundo ela, somente somando esforços, conhecimentos e experiências desses profissionais “podemos superar as dificuldades da saúde”.

A representante do COREN-RN afirmou que a categoria de enfermagem entende que sendo a saúde uma área que atuam 14 profissões, uma só não consegue dar respostas para todos os problemas da população, numa referência aos médicos.

 UNIÃO DOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE

Para Francisca Valda, o momento é de unir todas as 14 profissões, "porque divisões entre categorias não interessam à população de Natal". Segundo ela, as pessoas querem apenas que os serviços de saúde sejam prestados de forma eficiente e nos preceitos que foram fundamentados a criação do Sistema Único de Saúde (SUS), que este ano completa 21 anos de implantação.

O presidente do CRO-RN afirmou que uma boa conversa entre todas as profissões para discutir o SUS, a sua valorização, o controle social desse sistema é salutar nesse momento.

“Apesar da crise que passa o SUS pelos quatro cantos do país, as profissões da área de saúde têm uma responsabilidade muito grande na defesa desse sistema, que é um dos mais complexos sistemas de saúde do mundo”, disse.

Segundo Lopes, a base fundamental da primeira reunião foi começar a discutir a importância do SUS para a população e também para todas as categorias profissionais que atuam no sistema.

Quanto ao pacto da saúde preconizado pela prefeita de Natal, o presidente do CRO-RN entende que a gestão de Micarla está começando agora e ela precisa chamar todas as categorias para conversar e não ter apenas um interlocutor.

O vice-presidente do COREN-RN, Francisco de Assis Pinheiro, ressaltou também a importância de todos os conselhos regionais da área da saúde de se manifestarem em defesa do SUS e do direito da população a um sistema eficiente, sem que as pessoas mais necessitadas desse serviço público sejam penalizadas. “A defesa da saúde tem que ser na atenção básica, na média e na alta complexidade”, afirmou Pinheiro, reconhecendo que nesta última estão os maiores problemas, com a falta de especialistas e o alto custo dos serviços.

O presidente do sindicato dos Odontologistas do Rio Grande do Norte (SOERN), Ivan Tavares, também participou da reunião no CRO-RN. Ele falou sobre a atuação dos Conselhos Municipal de Saúde de Natal e do Estado, defendendo maior participação das categorias da área nas suas reuniões.

Participaram da reunião no CRO-RN os seguintes conselhos e integrantes:

Conselho Regional de Enfermagem (COREN-RN) – conselheiros Francisco de Assis Pinheiro (vice-presidente), Silvana Dantas de Araújo e Maria Mota, consultora Francisca Valda;

Conselho Regional de Serviço Social (CRESS-14a. Região) – Eliude Lúcia Abreu da Silva;

Conselho Regional de Fonoaudiologia – Ana Maria da Costa dos Santos Reis;

Conselho Regional de Psicologia – Nilsa Molina Mendes – presidente;

Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (CREFITO-1) – Vanina Tereza Barbosa da Silva, delegada;

Conselho Regional de Nutricionista – Adriana de Oliveira Xavier, delegada;  

Conselho Regional de Farmácia (CRF) – Lenira da Silva Costa, conselheira Federal, representante da presidente regional, Maria Célia Aguiar

Conselho Regional de Odontologia (CRO-RN) – Eimar Lopes de Oliveira (presidente) e os conselheiros José Campos Sobrinho, Jaldir Cortez, Rômulo de Oliveira, Gláucio Morais.

Outras Notícias