Biblioteca do CRO-RN leva o nome do Dr. Givaldo Soares da Silva

O Conselho Regional de Odontologia do Rio Grande do Norte (CRO-RN) realizou no último dia 3 de dezembro, quarta-feira, a inauguração da biblioteca “Dr. Givaldo Soares da Silva” e a entrega de certificados de inscrição remida para 14 cirurgiões-dentistas que completaram 70 anos.

A solenidade foi conduzida pelo presidente do CRO-RN, Eimar Lopes de Olivieira, e contou com a presença de representantes de várias entidades da odontologia potiguar, além de familiares dos homenageados.

Antes do descerramento da placa alusiva a inauguração da biblioteca, no auditório do conselho, aconteceu a solenidade de entrega dos certificados de inscrição remida aos CDs que completaram 70 anos e nunca tiveram processo ético em suas carreiras.

Dos 14 CDs com direito ao certificado, cinco deles compareceram ao CRO-RN para recebê-lo. São eles os seguintes profissionais: Elza Maria Gurgel de Macêdo, Virgílio Alexandrino Neto, José Guimarães Moreira, Severino Germano de Sousa Filho e Rubens Barros de Azevedo.

O presidente do CRO-RN justificou a escolha do nome do Dr. Givaldo para dar nome a biblioteca do conselho pela sua sensibilidade e o gosto pela leitura e pela cultura, lembrando de uma carta que recebera do homenageado logo após a sua primeira eleição, pedindo que fizesse uma gestão também voltada para a área cultural.

Segundo Eimar, o doutor Givaldo é uma pessoa que sempre se mostra interessado em temas que vão além da odontologia, que participa e faz sugestões que ajudam a ampliar os horizontes dos colegas dentistas, como o ciclo de palestras sobre a MPB, que o CRO-RN encampou e realizou este ano.

“O doutor Givaldo é um ícone que mantém acessa a chama de uma odontologia de qualidade e humana no Rio Grande do Norte”, disse o presidente do CRO-RN. “O nome do doutor Gilvaldo para a biblioteca foi aprovado por unanimidade pelos conselheiros”, acrescentou ele.

Com a família presente, a mulher, os quatro filhos, sendo três filhas dentistas, e mais os netos, o doutor Gilvado agradeceu a homenagem e fez uma doação à biblioteca de dois livros escritos por um dos seus irmãos, Gildo Soares da Silva, que nasceu com glaucoma congênito e aos sete anos ficou totalmente cego. “O meu irmão permaneceu analfabeto até os 22 anos, mas depois por meio de um livro do professor Renato Sêneca Freury, de São Paulo, ele tomou conhecimento do sistema brailer e assim desenvolveu o seu próprio alfabeto e aprendeu a ler”, disse Givaldo.

Os livros escritos por Gildo são sobre matemática (Sorobam para Todos) e pequenas crônicas do cotidiano.

O doutor Givaldo na cerimônia de inauguração da biblioteca também presenteou a sua neta Luiza, 4 anos, filha de Simone e Rodrigoa, com um livro infantil do Pinóquio e justificou:

“É para que desde cedo ela tome gosto pela leitura e assim se torne uma leitora assídua de livros, descobrindo novos mundos”, disse o avô homenageado.

Depois das duas solenidades, os novos cirurgiões-dentistas remidos, o Dr. Givaldo e os convidados presentes foram recepcionados com um café da manhã servido na sala da presidência do conselho.

Participaram da solenidade a professora Maria do Socorro Costa Feitosa Alves, vice-coordenadora da Graduação do Departamento de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte; professor Pedro Alzair Pereira da Costa, presidente da Associação Brasileira de Odontologia do Rio Grande do Norte (ABO-RN); Dr. Humberto Dantas, tesoureiro do Sindicato dos Odontologistas do Rio Grande do Norte (SOERN), representando o presidente, Dr. Ivan Tavares de Farias Júnior; a professora Maria Alice Pimentel Fuscella, diretora Adjunta do Curso de Odontologia da Universidade Potiguar (UnP), representando o diretor, professor Tasso Gadelha Fernandes; Maurício Nunes de Miranda, Técnico em Prótese Dentária, representante do presidente da Associação dos Protéticos Dentários do Rio Grande do Norte (APDERN); e o Dr. Givaldo Soares da Silva, Cirurgião-Dentista homenageado da solenidade.

Ainda se fizeram presente ao evento os CDs, Dr. Lenilson Silva de Carvalho e Dr. Ruy Medeiros Fernandes, ex-presidentes do CRO-RN, a Dra. Cecília Andréa Barros Freire, presidente da Unidental (Cooperativa de Dentistas) e a Dra. Maria Lêda Dantas, representante do presidente da Uniodonto (Cooperativa de Dentistas).

A inscrição remida é concedida automaticamente pelo conselho regional ao profissional com 70 anos de idade, que nunca tenha sofrido penalidade por infração ética. Para obtê-la, o profissional deverá estar em dia com todas as obrigações financeiras perante a autarquia, ficando liberado do pagamento da anuidade do exercício em que a mesma seja concedida. O profissional remido  permanece com o mesmo número da inscrição principal, seguida da letra “r”, ligada por hífen. Efetivada a transformação, será feita na certeira profissional a anotação respectiva, autenticada pelo presidente e pelo secretário do conselho regional.

O CD remido fica desobrigado de votar na eleição da autarquia, porém pode votar, ser votado e participar de assembléias gerais do conselho regional.

Abaixo a relação dos CDs que receberam o certificado de inscrição remida:

1) CD Elza Maria Gurgel de Macedo
2) CD Clesito Cezar Fechine