Nova Biblioteca do CRO-RN faz homenagem ao CD Givaldo Soares

O CRO-RN inaugura no próximo dia 3 de dezembro, quarta-feira, às 8 horas, a sua nova biblioteca, localizada no primeiro andar, que leva o nome do CD Givaldo Soares da Silva.

Para o presidente do CRO-RN, Eimar Lopes de Oliveira, a instalação da biblioteca era uma necessidade urgente que se fazia na autarquia para preservar documentos, livros, fotos e outros acervos que corriam o risco de ficar esquecidos em algum canto.

O nome da biblioteca presta uma homenagem ao Dr. Givaldo, formado em Odontologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), turma de 1967, e que presidiu a comissão de Ética do conselho na gestão do Dr. Lenilson Carvalho.

Professor da disciplina de Prótese da UFRN, entre 1968 e 75, o doutor Givaldo deixou o departamento de Odontologia para se dedicar exclusivamente a sua clínica onde até hoje trabalha.

Além de conselheiro, o ex-professor de prótese também ocupou a vice-presidência da ABO-RN entre 1979 e 85, onde deu a idéia para a criação da Escola de Aperfeiçoamento Profissional, da qual se orgulha muito.

Casado com Janete Maria de Oliveira Soares, o CD Givaldo tem quatro filhos, sendo que as três filhas, Cristiane, Cláudia e Simone, seguiram a carreira odontológica, enquanto o filho Marcelo preferiu o Direito e hoje é Procurador do INSS no Rio de Janeiro.

Pernambucano de Lagoa dos Gatos, Gilvado começou na odontologia como auxiliar de laboratório de prótese. Em 1955, transferiu-se para Natal, onde foi morar numa pensão. Depois residiu na Casa do Estudante e prestou vestibular para Odontologia em 1964.

Antes de se formar, teve uma sociedade com o amigo Guaraci do Lago Moura, que juntos montaram um laboratório de prótese na av. Rio Branco, em cima da casa Régio.

Foi nesse mesmo endereço que o doutor Givaldo abriu seu consultório odontológico, encerrando sua carreira de protético.

“Quando encerrei a minha carreira de protético, entreguei o laboratório ao amigo “Baiano”, em agradecimento por ter me ajudado muito”, conta Gilvado, reconhecendo que sem a ajuda dele não teria concluído o curso de Odontologia.

A nova biblioteca Givaldo Soares da Silva também terá um terminal de computador para consultas de acervo digital. Para organizar todo o material, o conselho contratou um estagiário de biblioteconomia, que fez toda a catalogação dos documentos, livros e outros materiais que se encontravam depositados em caixas numa sala.

No mesmo dia da inauguração da biblioteca, o conselho vai promover um café da manhã para a entrega do certificado de dentista remido aos profissionais da odontologia que atingiram a idade de 70 anos a partir do segundo semestre de 2007 até novembro de 2008.