Notícias

  1. CRO RN
  2. Notícias

Saúde Bucal na Praça

Com a presença de estudantes e cirurgiões-dentistas da UnP (Universidade Potiguar) e da Uniodonto, a "Saúde Bucal na Praça" foi realizada nesta última quarta-feira, dia 22 de outubro, como parte das comemorações da "Semana do Dentista".

Ações educativas e preventivas foram realizadas no período da manhã e à tarde, atraindo as pessoas que passavam pela Praça Sete de Setembro, na Cidade Alta.

A UnP levou para a praça que fica em frente ao Palácio Potengi a sua Unidade Móvel de Atenção Odontológica, onde foram realizados exames preventivos do câncer bucal e  uma triagem para atendimento especializado nas clinicas do departamento de Odontologia. 

Os estudantes também participaram das ações preventivas, orientando as pessoas como usar o fio dental e quanto a escovação dos dentes. 

A Uniodonto fez distribuição de material educativo para chamar a atenção do público quanto a importância dos cuidados da higienização da boca para a saúde em geral, como também levou alguns moldes da arcada dentária para orientar as pessoas quanto a escovação e o uso do fio dentário.

Como a InterTV Cabugi apresentou no seu jornal RN TV primeira Edição, no horário do almoço, uma reportagem sobre o evento, muitas pessoas no período da tarde foram até praça em busca de atendimento dentário. Até fila se formou em frente da unidade móvel da UnP.

Algumas pessoas informaram que estavam ali porque não conseguiam marcar consultas nas unidades básicas de Saúde do (SUS) Sistema Único de Saúde. Segundo um rapaz, ele procurou a unidade de Saúde da Cidade da Experança e não foi atendido porque um funcionário informou que não havia especialista no posto. Depois ele soube que existia o CEO (Centro de Especialização Odontológica), mas lá não o atenderam porque precisava de um encaminhamento do posto.

"Por quê no posto já não me informaram que eu precisava de um encaminhamento?, indagou revoltado o jovem.

Segundo o pessoal da UnP, depois dos exames, dependendo das necessidades de cada um, as pessoas seriam encaminhadas para o atendimento  nas clínicas do departamento de Odontologia localizadas no prédio da universidade da Salgado Filho.

As CDs Olga Olivia e Patricia, da Uniodonto, participaram das ações preventivas na praça no período da tarde.

 

Outras Notícias