Caminhada do Dentista 2008, uma festa de amigos

Pelo oitavo ano consecutivo, o Conselho Regional de Odontologia do RN realizou a Caminhada do Dentista como parte da programação da Semana do Dentista, que celebra o dia 25 de outubro com o “Dia do Cirurgião-Dentista”.

A caminhada é uma festa de confraternização que reúne os cirurgiões-dentistas, familiares e amigos, além de pessoas simpatizantes de atividades físicas.

Este ano, a caminhada foi realizada no sábado, dia 18 de outubro, abrindo a Semana do Dentista, que na quarta-feira, na praça Sete de Setembro, na Cidade Alta, ainda promove “Saúde Bucal na Praça”, com ações educativas e preventivas voltadas para a população, como o exame de câncer bucal.

Mais uma vez a Caminhada do Dentista foi encerrada no Parque das Dunas com um delicioso Café da Manhã servido num ambiente de descontração e celebração sob as árvores do parque, antigo Bosque dos Namorados.

Segundo uma dentista, todos os anos ela participa da caminhada para rever as amigas e mesmo alguns colegas de sua turma de faculdade que no seu dia-a-dia não tem oportunidade de encontrá-los. “Eu gosto muito de participar desse encontro, é um momento que podemos rever os amigos e colocar os papos em dia, sem aquela correria dos consultórios”, disse a CD, que preferiu não dizer o nome.

A Caminhada  do Dentista já se tornou uma tradição e reúne não só profissionais da odontologia, mas também os familiares e amigos.

A CD Mauricéa Medeiros trouxe para a caminhada o seu amigo Geraldo Batista, ex-presidente da Comperve, que também caminha com ela todas as manhãs na pista de cooper do Parque das Dunas.

“O Geraldo é um amigo que faz parte do nosso grupo de caminhadas no parque e gosta muito de escrever suas crônicas e repassá-las por e-mail para os amigos”, conta a CD do PSF do Parque dos Coqueiros.

O presidente do CRO-RN também levou para a caminhada o seu professor do curso de História da UFRN, assim como outros dentistas  levaram familiares e amigos. A atleta Mares disse que tomou conhecimento da caminhada e resolveu também participar . “ Eu gosto de corrida e sempre participo desse tipo de evento”, disse ela, acompanhada da irmã.

A Caminhada do Dentista 2008 reuniu também os presidentes do CRO-RN, Eimar Lopes de Oliveira, do SOERN (Sindicato de Odontologia), Ivan Tavares de Farias Júnior, e da ABO-RN (Associação Brasileira de Odontologia), Pedro Alzair, que no final do trajeto falaram da importância da união da categoria em defesa da saúde bucal e dos profissionais.

O presidente do CRO-RN ressaltou a parceria das entidades e reafirmou sua posição em defesa não só da valorização profissional do cirurgião-dentista, mas também do acesso da população à saúde bucal, com a melhoria dos serviços na rede pública.

“O Brasil já melhorou no atendimento à saúde bucal da população com a criação do Brasil Sorridente, hoje não mais um programa, mas uma estratégia de governo, mas a categoria odontológica precisa se conscientizar que os avanços não caem do céu, são conquistas que precisam do engajamento de todos, não apenas das lideranças”, disse Lopes.

Nas suas palavras aos CDs participantes da caminhada, o presidente do CRO-RN disse que é contra a reabertura de mais cursos de Odontologia no RN e reiterou a defesa do conselho na atual gestão quanto à odontologia. “No CRO-RN defendemos a Odontologia e a Saúde Bucal em Natal, no Rio Grande do Norte e no Brasil”, afirmou Lopes.

O trajeto da caminhada foi a av. Alexandrino de Alencar, a rua Zacarias Medeiros, av. Bernardo Viera, Salgado Filho e retornando para o Parque das Dunas. Ao passar em frente ao hospital Walfredo Gurgel, um grupo de estagiários do curso de Odontologia da UFRN apareceu na calçada para saudar os profissionais e também foi saudado como futuros profissionais.

Para participar da caminhada, os CDs doaram dois quilos de alimentos não perecíveis que serão entregues posteriormente para uma entidade filantrópica a ser selecionada pelo conselho.

Os participantes da caminhada tiveram direito no percurso a água mineral e de coco, com o café da manhã sendo servido depois, no Parque das Dunas. Muitas crianças também participaram do evento.

Empresas como a Dentsply, panificadora Gosto de Pão, CLIO (Clínica de Imagem Odontológica),  Unidental, Uniodonto e  Academia Norte-riograndense de Odontologia colaboraram com a caminhada. O conselheiro Jaldir Cortez coordenou a caminhada e contou com o apoio dos funcionários com CRO-RN.

Churrasco na ABO-RN

No sábado ainda, a ABO-RN promoveu o Churrasco do Dentista na nova sede da entidade, na av. Jaguarari, a apartir das 12 horas.

Nesta segunda-feira, dia 20, o SOERN promove a abertura da Expodonto na galeria Newton Navarro, na Fundação José Augusto.

Confira a continuação da programação da Semana do Dentista abaixo:

Dia 20 – Expodonto – Vernissage

Local: Fundação José Augusto – Galeria Newton Navarro, rua Jundiaí, 641, Tirol

Horário: 19h30 (exposição aberta no período da manhã e tarde)

Dia 22 – Saúde Bucal na Praça

Local: Praça 7 de Setembro – Em frente ao Palácio da Cultura

Horário: das 8 às 17 horas

Dia 24 – Solenidade de entrega da medalha Clemente Galvão

Local: Academia Norte-riograndense de Odontologia, na rua Dr. Múcio Galvão, 480

Dia 24 – Festa do Dentista

Local: La Mouette Recepções, na rua Jaguarari, 2630

Horário: a partir das 22 horas