Candidata do PT promete aumentar as equipes de Saúde Bucal

A candidata a prefeito pelo PT, Fátima Bezerra, esteve na última segunda-feira, às 20h30min, um encontro com a categoria odontológica, no auditório do CRO-RN (Conselho Regional de Odontologia do Rio Grande do Norte). Ela assegurou ampliar as equipes de saúde bucal em Natal e criar o primeiro Laboratório de Patologia Bucal em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

No encontro no CRO-RN, que durou cerca de 1h40min, a candidata do PT, acompanhado seu vice, Luis Eduardo, inicialmente apresentou um resumo de suas propostas, falando de infra-estrutura urbana, saneamento ambiental, transporte público com a implantação do metrô de superfície, o VLT, e de saúde.

Segundo Fátima Bezerra, na questão de saúde, inicialmente vai colocar para funcionar a atenção básica. “A nossa administração vai criar as condições para garantir o pleno funcionamento das unidades de Saúde, que são os postos de saúde, as unidades de pronto atendimento e as policlínicas.

AMPLIAÇÃO DO PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA

Na saúde bucal, a candidata do PT garantiu que vai ampliar o programa Saúde da Família, passando das atuais 113 para 183 equipes, garantindo uma cobertura de 70% da população de Natal que usa o Sistema Único de Saúde (SUS). “Hoje nós temos 96 equipes de saúde bucal e vamos passar para 183, ou seja, a relação vai ser de 1/1, um odontólogo para cada equipe de Saúde da Família”, disse Fátima, assegurando a contratação por concurso público nos próximos anos mais de 80 dentistas.

A candidata do PT também destacou que, além de ampliar e melhorar os serviços de especialidades odontológicas hoje existentes, como os centros da Ribeira (Morton Mariz), da Cidade da Esperança e da Zona Norte, ela vai instalar um novo CEO (Centro de Especialidades Odontológica) na zona Sul. “Vamos ampliar e fazer as reformas necessárias para que nas unidades de Saúde do Município tenhamos de fato um ambiente humanizado, prestando este importante serviço à população”, disse Fátima, que também prometeu aumentar a oferta de prótese dentária na rede municipal.

CRIAÇÃO DO LABORATÓRIO MUNICIPAL DE PATOLOGIA BUCAL

No encontro que teve a participação do chefe do departamento de Odontologia da UFRN, Ricardo Calanzas, e dos ex-chefes, Costinha e Pedro Alzair, além de professores, a candidata do PT garantiu construir e instalar em parceria com a instituição o primeiro laboratório municipal de Patologia Bucal. Fátima também prometeu retomar o convênio da prefeitura para garantir o funcionamento do Pronto Atendimento da UFRN para a população.

Com a participação dos cirurgiões-dentistas e lideranças odontológicas representadas pelos presidentes do CRO-RN, Eimar Lopes de Oliveira, do SOERN, Ivan Tavares de Farias Júnior, e da ABO-RN, Pedro Alzair, o encontro foi uma oportunidade para a candidata do PT falar de suas propostas para administrar a cidade e ouvir as reivindicações da categoria para a saúde bucal.

MIGUEL MOSSORÓ

Nesse segundo encontro com os candidatos a prefeito, assim como a candidata do PV, Micarla de Sousa, que esteve no CRO-RN, dia 5 de setembro, Fátima Bezerra recebeu das entidades odontológica um documento com as principais reivindicações da categoria. O documento vai estar no site do CRO-RN e do SOERN ao final desse ciclo de encontros com os oitos candidatos a prefeito de Natal.

Além de receber o documento das entidades odontológicas, a candidata do PT fez questão de entregar aos presidentes do CRO-RN, SOERN e ABO-RN o seu programa com as propostas para administrar Natal.

Na próxima quinta-feira, dia 11, às 11 horas, na sede do CRO-RN, o candidato   Miguel Mossoró, PTC, será o terceiro a conversar com a categoria. Depois seguirão Wolber Júnior, no dia 16, às 11 horas; Joanilson de Paula Rego, dia 18, às 11 horas; Dário Barbosa, no dia 23, às 11 horas; Sandro Pimentel, dia 25, às 11 horas; e Pedro Quithé, dia 26, às 11 horas.

A IMPORTÂNCIA DOS ENCONTROS

O presidente do SOERN destacou que nesse segundo encontro com os candidatos a prefeito já houve uma maior interação e participação dos cirurgiões-dentistas e representantes da categoria. “Eu estou entendendo que se está criando uma cultura de interação dos candidatos com a odontologia e com a própria sociedade. Começa a ver um entendimento de que a participação é importante para as futuras decisões que dizem respeito à população e a odontologia”,afirmou Ivan.

“A proposta das duas entidades, CRO-RN e SOERN, com apoio da ABO-RN , é exatamente alertar os colegas à participação, por quanto, não se faz política sem se ter idéia exata das propostas. E só se concebe propostas com participação”, afirmou o presidente do SOERN.

Para o presidente do CRO-RN, os encontros com os prefeitos são de fundamental importância para a odontologia conhecer as propostas e debater assuntos de interesse não só da categoria, como questões salariais, concursos, etc.,mas também da atenção à saúde bucal da população e de temas relacionados a nossa cidade. “Estes encontros, na realidade, estão norteando o futuro da odontologia do Rio Grande do Norte e , principalmente, de Natal”, disse Eimar Lopes .

“Eu acho estes encontros uma iniciativa inédita nas entidades odontológicas, porque eles fazem parte de um crescimento e de uma transformação política da categoria, principalmente por se iniciar e nascer no seio das entidades odontológicas aqui do Estado”, afirmou o presidente do CRO-RN.