Dia do Técnico e Auxiliar em Prótese Dentária: profissionais constroem sorrisos mais bonitos e saudáveis
Estatísticas do CFO indicam que o Brasil tem hoje 33,5 mil profissionais de Prótese Dentária, sendo 25.677 técnicos e 7.855 auxiliares
A Odontologia brasileira comemora hoje, 5 de novembro, o Dia do Técnico e Auxiliar em Prótese Dentária. Nesta data, o Sistema Conselhos de Odontologia, composto pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO) e os 27 Conselhos Regionais de Odontologia de todo país, e a Associação dos Técnicos em Prótese Dentária – APDESP Brasil parabenizam a todos os profissionais que prestam relevantes serviços a toda a população brasileira, contribuindo para a construção de sorrisos com mais beleza e saúde.
O exercício da profissão de Técnico em Prótese Dentária foi oficialmente autorizada, em todo o território nacional, por meio da Lei 6.710 de 1979 e, posteriormente regulamentado pelo Decreto-Lei 87.689 de 82. As normas vinculam a profissão ao Sistema Conselhos de Odontologia, sendo que atualmente há 33,5 mil profissionais de Prótese Dentária registrados junto aos CROs de todo país, sendo 25.677 técnicos e 7.855 auxiliares.
“Nesta data, o Sistema Conselhos presta uma homenagem especial aos profissionais de Prótese Dentária, que com sua atuação especializada são fundamentais para a Odontologia. Os TPDs e APDs proporcionam ferramentas importantes para tratamentos odontológicos que se refletem em mais autoestima e qualidade de vida para os pacientes”, destaca o tesoureiro do CFO, Elio Silva Lucas.
O presidente da APDESP-BR, José Henrique dos Santos, destaca que o Dia do Técnico e Auxiliar em Prótese Dentária é um importante momento de reconhecimento ao profissional que contribuiu para reabilitação oral, com benefícios para a estética e funções orofaciais como, por exemplo, mastigação, fala e respiração.
"Hoje celebramos os profissionais que transformam sorrisos com habilidade e dedicação! Parabéns aos Técnicos em Prótese Dentária pelo seu dia. Sua expertise e cuidado são fundamentais para devolver confiança e alegria aos pacientes. Muito obrigado por tudo!", destaca José Henrique Santos.
Avanços tecnológicos
Ao longo das últimas décadas, desde a regulamentação, a profissão vem sendo aprimorada para oferecer um trabalho de excelência na confecção de próteses, sendo elas móveis ou fixas, coroas, lentes, facetas e aparelhos ortodônticos, entre outros dispositivos dentários. Para isso, técnicos e auxiliares contam com o uso da tecnologia de fluxo digital para melhorar o atendimento das demandas do cirurgião-dentista no cotidiano clínico. Com uso de equipamentos de escaneamento intraoral e impressoras 3D, eles realizam o trabalho com mais precisão e agilidade, garantindo ainda mais conforto aos pacientes.