Fórum Nacional Contra a modalidade de Educação a Distância na formação em Odontologia

O Fórum foi realizado nesta última quarta-feira, 26, em Brasília

O Conselho Federal de Odontologia (CFO) realizou nessa quarta-feira, 26 de abril, em Brasília-DF, o Fórum Nacional Contra a Modalidade de Educação a Distância (EaD) na Odontologia, que reuniu diversas entidades em manifestação contrária a oferta de cursos de Odontologia na modalidade EaD e, em sinalização desse desacordo, assinaram uma Nota Pública.

A posição foi tomada em função da recente criação do “Grupo de Trabalho, de caráter técnico, no âmbito do Ministério da Educação – MEC, a fim de realizar estudos com vistas a subsidiar a elaboração da política educacional no que diz respeito a oferta dos cursos de graduação em Direito, Enfermagem, Odontologia e Psicologia, na modalidade Educação a Distância – EaD”, por meio da Portaria MEC N° 668, de 14 de setembro de 2022, alterada posteriormente em 8 de março de 2023, pela Portaria MEC N° 398.

Na abertura dos trabalhos o presidente Juliano do Vale falou sobre o descontentamento da Odontologia nacional e foi enfático nesse sentido. “Temos hoje aqui uma representação massiva da nossa profissão. E faremos desse evento um posicionamento claro e aberto da Odontologia brasileira contra o Ensino à Distância”, afirmou. Ressaltou também a presença dos 27 Conselhos regionais de odontologia.

Essa também foi a posição manifestada pela Coordenadora Geral de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Doralice Severo da Cruz. “A nossa preocupação é com mercado de trabalho, o profissional precisa ser capacitado, precisa criar vínculo, saber conversar com as pessoas, deve entender o que é o cuidado com os pacientes, entender que a saúde bucal vai muito mais além do que o céu da boca e consultório odontológico, e isso não é possível com uma carga horária de 80% em EaD, e essa é a nossa principal preocupação”, explica.

Após as falas iniciais, a Associação Brasileira de Ensino Odontológico (ABENO), por meio de sua presidente, Daniela Carcereri, e também de Maria Celeste Morita e Vânia Fontanella, expôs argumentos para reforçar o quão prejudicial essa modalidade de ensino será para a Odontologia e para a população. Entre as informações levantadas pela entidade, cabe destacar o desmonte que já ocorre na educação em outras profissões. A ABENO também enfatizou que a Odontologia é procedimental e não observacional.

Após apresentadas estas informações, dezenas de representantes de entidades da Odontologia, faculdades e universidades fizeram suas manifestações.

Ao final, foi elaborada uma Nota Pública, em que os participantes puderam manifestar sua posição. Clique aqui para ler a Nota Pública e a lista de signatários.

Para o Presidente do CFO, Juliano do Vale, o evento é fundamental para a divulgação da posição do CFO contra a modalidade EaD na Odontologia. “Tivemos hoje a participação das principais e maiores entidades de representação da Odontologia de todo o Brasil, participação de escolas e instituições de ensino com posicionamento unânime contra o Ensino a Distância. Essa é uma luta importante, e vamos continuar perseguindo o melhor para a Odontologia brasileira. Não é uma questão de preconceito contra o ensino a distância, é uma questão de conceito a favor da boa formação da Odontologia”, concluiu.

O Conselho Federal de Odontologia (CFO) esclareceu ainda que, o EaD pode comprometer a qualidade da formação dos profissionais da saúde, especialmente na Odontologia, gerando risco de prejuízos à qualidade dos serviços prestados à população, assim como a abertura desenfreada de novos cursos de Odontologia, que em qualquer das modalidades, resulta em desvalorização da profissão e principalmente se traduz novamente em risco à saúde bucal dos pacientes.

O CFO disponibiliza para todas as entidades, faculdades, universidades, instituições públicas e privadas, entre outras, a oportunidade de também apoiarem o posicionamento oficial, enviando a manifestação para o e-mail odontologiacontraead@cfo.org.br, para que seja inserida na lista de apoiadores.

CLIQUE AQUI para acessar a Nota Pública contra o EaD na Odontologia.

Ascom CFO