Reunião Comissão de Monitoramento e Fiscalização: levantamento de dados sobre resultado da fiscalização nos CROs

A Comissão de Monitoramento e Fiscalização esteve reunida nessa quarta-feira, 08 de março, em Brasília/DF, para o levantamento de dados sobre resultado da fiscalização nos CROs, referente ao exercício de 2022, e comparação com os dados coletados de anos anteriores.

O levantamento destaca uma melhoria significativa na qualidade dos dados informados pelos Regionais, de modo que se tornou possível identificar as necessidades reais dos CROs. Isso porque o processo ocorre de forma sistêmica ao coletar e tratar os dados para transformá-los em informação. Essa, por sua vez, é utilizada como ferramenta de destaque para potencializar, de forma eficiente, eficaz e efetiva, a fiscalização do exercício profissional da Odontologia em todo o território nacional.

Foi destacado ainda, a relevância do aumento expressivo do número de fiscalizações em 2022. No ano anterior, foram realizadas 82.848 fiscalizações, já em 2022 foram 142.617 fiscalizações, ou seja, um aumento significativo de 72,14%. Atentou, também, um aumento significativo da média de fiscalizações por fiscal, de 448 para 747 atos fiscalizatórios por fiscal por ano.

Até o presente momento, toda evolução alcançada, só foi possível em virtude das ações propostas pelo Conselho Federal de Odontologia, por meio da criação, em 2021, do Manual de Fiscalização, do Plano Nacional de Fiscalização para o Sistema CFO/CROs e do Programa de Fortalecimento das Atividades de Fiscalização, instituídos, respectivamente, pelas Resoluções CFO nº 238 e nº 239.

O Coordenador da Comissão, Élio Silva Lucas, explicou que “a implantação do novo sistema de fiscalização proporcionará uma coleta de dados mais fidedigna, além de fomentar o aumento do número de fiscalização em virtude das facilidades promovidas pelo uso de sistema e de novas tecnologias como, por exemplo, a utilização de tablets com “caneta”, a fim de proporcionar a assinatura digital e o envio automático do termo ao fiscalizado, além de reduzir o consumo de papel”, esclareceu.

Além do Coordenador da Comissão, a reunião contou com a participação dos membros Joaquim Oliveira Pimentel, Nixon Oliveira, Anderson Lessa Siqueira e o convidado, Roberto de Sousa Pires.

Ascom CFO