Notícias

  1. CRO RN
  2. Notícias

Presidente do CRO-RN recebe grupo da Odontologia Hospitalar para ouvir as suas demandas

Presidente do CRO-RN recebe grupo da Odontologia Hospitalar para ouvir as suas demandas
Grupo de Odontologia Hospitalar do RN reunido com a presidente do CRO-RN

A comissão de Odontologia Hospitalar (COH) do CRO-RN, presidida pelo Dr. José Endrigo Tinoco, esteve na quinta-feira, 9, reunida com a presidente do Conselho, Dra. Jane Nóbrega, para tratar de assuntos de interesse dos profissionais que atuam nesta área.

Atualmente, a Odontologia Hospitalar é reconhecida pelo CFO na resolução 162/2015 como uma habilitação.

Mas os cirurgiões-dentistas que atuam em UTIs e enfermarias de hospitais do Brasil todo lutam para que o CFO mude o status de Habilitação para Especialidade em Odontologia Hospitalar.

Segundo o Dr. Eimar Lopes, coordenador do serviço de Odontologia Hospitalar em UTIs do hospital Walfredo Gurgel, em Natal, a pauta principal dessa reunião foi a mudança de status de habilitação para Especialização.

“Ficou decidido na reunião que o Rio Grande do Norte está unânime, fechado pelo apoio real e irrestrito pela mudança de status da Odontologia Hospital para Especialização”, afirma Lopes, ex-presidente do CRO-RN e ex-secretário-Geral do CFO.

“A ideia é se tirar uma proposta única dentro da perspectiva de passar de habilitação para especialização, sem nenhum adendo, sem nenhum porém que possa existir”, diz o ex-presidente do CRO-RN.

Segundo Lopes, o não reconhecimento da OH em especialidade tem prejudicado a categoria que atua nessa área no Brasil inteiro.

“Nós estamos, por exemplo, impedidos, entre aspas, de pleitear concursos, inclusive de integrar planos de cargos e carreiras, que exigem especialistas na área e o CFO não tem está especialidade”, explica Lopes.

Com a situação atual, o ex-presidente do CRO-RN diz que muitos profissionais que fazem odontologia hospitalar no Brasil estão sendo prejudicados nesse sentido.

“Aqui no Rio Grande do Norte, para se ter uma ideia, nós profissionais de OH fomos enquadrados pela secretaria Estadual de Saúde como especialistas, pelo nosso currículo. Ou seja, a SESAP-RN reconhece a gente como especialista, paga uma gratificação de 10% sobre o salário base a todos nós que somos do Estado, que fizemos o curso de OH, e o nosso Conselho Federal não reconhece ainda como especialidade. Então é esta a nossa luta no momento”, afirma Lopes.

Pela proposta do grupo de OH do RN, os profissionais hoje habilitados já seriam automaticamente transformados em especialistas.

Presidente do CRO-RN , a Dra. Jane Nóbrega informou que essa pauta sobre a mudança de status da OH de habilitação para a especialização foi discutida nas reuniões de presidentes dos CROs e contou com o apoio dos regionais, que encaminharam a proposta para a diretoria do CFO, que se pronunciou que vai ocorrer essa mudança, porém está avaliando alguns critérios.

O presidente da Comissão de OH do CRO-RN, Dr. José Endrigo, afirma que o Conselho defende que a Odontologia Hospitalar seja uma especialidade odontológica e que os serviços existentes sejam ampliados e novos implantados, para que toda a sociedade tenha o direito de acesso a esse serviço contemplado em hospitais públicos e privados.   

Segundo ele, existem muitas evidências científicas que mostram como a atuação do cirurgião-dentista é importante no diagnóstico, na prevenção e no tratamento de doenças graves.

“Há anos já participamos de equipes multidisciplinares contribuindo para avanços em indicadores de qualidade e eficiência dos hospitais. Com isso, quero dizer que não estamos inventando algo, seguindo uma tendência ou sendo pressionados pelo mercado de trabalho. A Odontologia Hospitalar é uma realidade que precisa do devido reconhecimento”, afirma o presidente da COH do CRO-RN.

“Entendo ansiedade em relação a essa mudança, porquanto lembro que o Conselho Federal já acenou positivamente para essa mudança de habilitação para especialização em odontologia hospitalar e que aguarda alguns ajustes para que isso ocorra”, declarou o conselheiro Federal Gláucio de Morais e Silva.

Participaram da reunião com a presidente do CRO-RN os cirurgiões-dentistas José Endrigo, Júlia Quintela, João Epaminondas, os três integrantes da COH do Conselho, Renata Chevitarese, Maria Cecilia Aguiar, Diana Rosado Lopes, Lucas Melo, além dos ex-presidentes do CRO-RN, Eimar Lopes e Gláucio de Morais e Silva, todos habilitados em Odontologia Hospitalar.

 

Outras Notícias