Conselhos de Odontologia participam de reunião com Ministro da Saúde para discutir Piso Salarial da categoria

O Conselho Federal de Odontologia (CFO), representado pelo conselheiro Gláucio Morais e Silva, junto com a presidente do CRO-RN, Jane Nóbrega, o presidente e o Tesoureiro do SOERN, Ivan Tavares e Flávio Calife, respectivamente, participaram, na tarde desta quinta-feira, 6 de outubro, de uma reunião com o Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, no seu gabinete em Brasília.

Vários assuntos de interesse da Odontologia e da Medicina, entre eles, o piso salarial das duas categorias, a defesa do SUS, foram temas da reunião, que foi agendada pela deputada federal (União Brasil-RN), Carla Dickson, que é Cirurgiã-Dentista e médica.

O encontro serviu também para as categorias Odontológica e Médica pedir o apoio do ministro ao piso salarial dos médicos e Cirurgiões-Dentistas que tramita no Senado.

De acordo com a presidente do CRO-RN, o ministro ouviu as reivindicações das duas categorias, mas quanto ao piso salarial dos Cirurgiões-Dentistas e médicos, ele comentou que era necessário fazer um estudo do impacto orçamentário e a fonte de recursos.

Participaram ainda da reunião o presidente da Federação Interestadual dos Odontologistas (FIO), José Carrijo, o presidente do Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Norte (SINMED), Geraldo Ferreira, além de Élio Barreto, representante do Conselho Federal de Medicina, além do Assessor Parlamentar do Conselho Federal de Odontologia (CFO), Thiago Amâncio, e de representantes da FENAM (Federação Nacional dos Médicos).

“Isso representa um grande esforço das entidades representativas de categorias e de classes para entender que, a respeito da questão do piso salarial nacional, teremos um longo caminho a percorrer e que necessitará de um grande empenho de todos, representantes e profissionais/trabalhadores pra que se tenha êxito no que desejamos”, afirmou Ivan Tavares, presidente do SOERN ao final da reunião com o ministro da Saúde. E concluiu: “Ou seja, muito empenho dispendido, pouco resultado imediato, mas a certeza de que foi um primeiro passo com muito aprendizado”.

O conselheiro do CFO, Gláucio Morais, destacou que a reunião com o ministro da Saúde serviu para “tratar de um pleito antigo do Cirurgião-Dentista, sobretudo para a grande maioria dos inscritos que trabalha para o SUS”.

Morais complementou: “Ciente das dificuldades, também entendo que o profissional valorizado e ganhando bem estará bem mais motivado para o trabalho, em que no SUS, alcança mais de 70% da população brasileira”.
Para o presidente do CFO, Juliano do Vale, a reunião é mais um passo na luta pela valorização do Cirurgião-Dentista. “Várias ações têm sido implementadas no sentido de valorizar o profissional, e o piso salarial é um dos mais importantes. A assessoria parlamentar do CFO tem conversado reiteradamente com parlamentares em busca de apoio para a pauta”, explicou.

Ascom CFO