Notícias

  1. CRO RN
  2. Notícias

CFO celebra 34 anos de história do Sistema Único de Saúde (SUS)

CFO celebra 34 anos de história do Sistema Único de Saúde (SUS)

Celebramos hoje, 19 de setembro, o 34° aniversário do Sistema Único de Saúde (SUS), que desde a implementação da Constituição Federal de 1988 oferece a todo cidadão brasileiro acesso integral, universal e gratuito aos serviços de saúde.

A lei Nº 8080, de 19 de setembro de 1990, “dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências”.

A regulação do SUS se deu no governo Fernando Collor, quando o ministro da Saúde era o paranaense Alceni Guerra.

São 34 anos da criação do SUS e 32 anos de sua regulação.

Para a Odontologia, um dos exemplos mais emblemáticos de política pública voltada à saúde bucal é o Programa Brasil Sorridente. Criado em 2004, o Programa tem por objetivo impulsionar práticas e introduzir a saúde bucal no Sistema Único de Saúde (SUS), garantindo tratamento e atendimento gratuito à população. Atualmente, o SUS dispõe de Equipes de Saúde Bucal em diversos municípios brasileiros com Cirurgiões-Dentistas e Auxiliares em Saúde Bucal (ASB) compondo as equipes de Saúde da Família, além de Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs).

É com muito orgulho que o CFO relembra a data e ressalta a importância de um dos maiores e melhores sistemas de Saúde Públicos do mundo, que beneficia cerca de 180 milhões de brasileiros.

Ascom CFO

Outras Notícias