Notícias

  1. CRO RN
  2. Notícias

CFO participará de Grupo de Trabalho no MEC para discutir EAD na Odontologia

CFO participará de Grupo de Trabalho no MEC para discutir EAD na Odontologia

Foi publicada no Diário Oficial da União nesta quinta-feira, 15 de setembro, a Portaria nº 668 do Ministério da Educação, instituindo Grupo de Trabalho de caráter técnico para discutir a regulamentação do Ensino a Distância em Odontologia, Direito, Enfermagem e Psicologia.

O Conselho Federal de Odontologia (CFO) vai aproveitar o espaço para argumentar com o Ministério da Educação contra a regulamentação na modalidade de ensino a distância para cursos de graduação em Odontologia, mantendo assim seu posicionamento inicial.

Além da criação do Grupo de Trabalho, a portaria define que todos os processos de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos de graduação em Odontologia, Direito, Enfermagem e Psicologia na modalidade a distância estarão sobrestados. Tal posicionamento reflete uma conquista decorrente do trabalho que o Conselho Federal de Odontologia vem realizando desde 2018 contra a modalidade a distância. A participação do Conselho Federal de Odontologia no Grupo de Trabalho é resultado das diversas ações e tentativas feitas contra o EAD na Odontologia.

Preocupado com a formação do profissional, após um longo período onde o Conselho tem combatido o tema, o CFO se vê agora com a oportunidade de deixar claro os motivos pelos quais o curso de odontologia não se enquadra na menor possibilidade de ser ministrado a distância.

Juliano do Vale, presidente do CFO, ressalta a importância de se manter o curso de Odontologia de modo presencial: “O Conselho já vem combatendo essa possibilidade de formação na Odontologia, por entender que podem ocorrer prejuízos irreversíveis na formação do profissional e, consequentemente, à saúde da população. Vale ressaltar que o CFO foi o primeiro Conselho profissional a editar um ato normativo contra a formação nessa modalidade.”

Em 2019, o Conselho editou a Resolução 197, que proíbe a inscrição e o registro de alunos egressos de cursos de Odontologia integralmente realizados na modalidade de ensino a distância (EAD). Confira a Resolução na íntegra.

CLIQUE AQUI e veja a Resolução 197/2019.

Ascom CFO.

Outras Notícias