Notícias

  1. CRO RN
  2. Notícias

Fiscalização do CRO-RN visita oito municípios e interdita eticamente seis consultórios dentários

Fiscalização do CRO-RN visita oito municípios e interdita eticamente seis consultórios dentários
As interdições éticas de consultórios foram por problemas de insalubridade em UBSs de Assu, São Rafa

A equipe de Fiscalização do CRO-RN visitou 31 unidades básicas de saúde (UBS) e três clínicas privadas, no período de 8 a 12 de março, em oito municípios, fazendo a interdição ética em seis consultórios em Assu, Carnaubais e São Rafael.

Os municípios visitados foram Assu, Triunfo Potiguar, Upanema, Serra do Mel, Porto do Mangue, Carnaubais, Itajá e São Rafael.

As interdições éticas foram devido as condições de insalubridade dos consultórios.

Assim que os gestores resolverem as irregularidades apontadas no termo de visita/notificação, a Comissão de Fiscalização libera os consultórios para o atendimento.

Nesta fiscalização os fiscais encontraram dentistas e auxiliares sem inscrições no Conselho. Os profissionais são notificados e são concedidos prazos de 7 a 30 dias para sanar as irregularidades.

No caso das interdições éticas, o presidente da Comissão de Fiscalização, o conselheiro Ruy de Bessa Medeiros, explica que não há um prazo específico, mas que depois de 15 dias, caso as irregularidades não sejam sanadas, o CRO-RN comunica ao Ministério Público e à Câmara de Vereadores.

“O ofício é encaminhado para que as providencias sejam tomadas para garantir as condições de trabalho dos profissionais de odontologia e do atendimento dos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS)”, diz Medeiros.

Foram realizadas duas interdições em Assú, duas em Carnaubais e duas em São Rafael.

ASSU

Em Assu, na UBS Severino Maia, o consultório apresentava infiltração, com mofo nas paredes e teto. Já na UBS Linda Flor, na zona rural, a sala estava com instalação elétrica exposta, janelas estilo veneziana que dificulta a higienização, além de seu pequeno espaço.

Carnaubais

Em Carnaubais as interdições foram em consultórios de uma clínica privada e outra em UBS. Na clínica privada o cirurgião-dentista responsável sanou as irregularidade e consultório foi liberado no dia seguinte.

Na UBS do Entroncamento os fiscais encontraram o consultório com infiltrações e mofo nas paredes, ausência de saco de lixo para resíduos infectante, entre outros problemas.

São Rafael

Em São Rafael foram duas interdições de consultórios, uma na UBS CLaudinete Pinheiro de Sales, no bairro de Soledade II, e a outra no Centro de Saúde localizado no centro.

O consultório da UBS Claudinete Pinheiro Sales apresentava infiltrações e mofo nas paredes e teto, tornando o ambiente insalubre, ferrugem na base da cadeira odontológica, além do uso de papelão na janela para barrar a entrada dos raios do sol

No Centro de Saúde o consultório também tinha infiltração na parede e mofo, janelas cobertas por isopor, ar condicionado precisando ser substituído, banheiro com abertura para a sala, ausência de lixeiras com pedal.

Confira a galeria de fotos clicando aqui

Outras Notícias