CRO-RN visita Unifacex e Uninassau para reunião de orientaçao sobre estágio e cursos para alunos de odontologia

O CRO-RN visitou entre outubro de 2021 e março as instituições de ensino que oferecem o curso de Odontologia para orientar seus coordenadores sobre os estágios e a participação de alunos em cursos de pós graduação, atualização, aperfeiçoamento e outros. A Unifacex e a Uninassau foram as duas últimas instituições visitadas de um total de oito em Natal, Mossoró e Caicó.

Na última quarta-feira, 23, a presidente do CRO-RN, Dra. Jane Nóbrega, o conselheiro Dr. Gustavo Emiliano, da Comissão de Ética, e o Assessor Jurídico do CRO-RN, Dr. Nilo Cerqueira, se reuniram com os coordenadores dos cursos de Odontologia das Universidades Unifacex e Uninassau para tirar as dúvidas quanto a participação de acadêmicos de odontologia em  estágios e cursos.

UNIFACEX Na Unifacex, em Capim Macio, a reunião foi com a coordenadora do Curso de Odontologia, Dra. Maria Alice Pimentel Fuscella, e a professora Aparecida Maia, responsável técnica pela Clínica Escola de Odontologia da instituição.

Depois da reunião, Maria Alice mostrou as instalações do curso e a Clínica Escola que tem 16 consultórios para atender pacientes com a supervisão dos professores.

Segundo ela, a estrutura do curso possui uma Clínica moderna com laboratório de Imaginologia para radiografia digital e tomógrafo cone bean, além de Centro Cirúrgico com auditório para transmissão ao vivo, Central de Esterilização e Laboratório Pré-clinico com tecnologia digital.

"Parabéns ao CRO-RN pela iniciativa, e gratidão por esta acompanhando o nosso trabalho, ser observador na formação de novos profissionais da odontologia, com foco na ética e no respeito aos pacientes e à sociedade, que vai recebê-los depois de formados", destacou a Dra. Maria Alice.

UNINASSAU NATAL

Já na Uninassau a reunião foi na Clínica Escola, em Capim Macio, com a participação do coordenador do Curso, Klaus Santos, a professora Bárbara Seabra, da disciplina de Estágio, o coordenador de Clínica, Fábio Augusto, a supervisora de Estágio, Elaine Martins, e a gerente de Clínica, Denise Medeiros.

O coordenador do Curso também levou a comitiva do CRO-RN para conhecer a Clínica Escola, que possui 20 consultórios e atende pacientes com o acompanhamento dos professores da instituição e preceptores.

Segundo Denise, gerente da Clínica, os pacientes entram em contato pelo whatsdApp, ligação ou presencial e depois fazem um cadastro no RM Hospitalar, aplicativo da instituição, e ficam numa lista de espera para serem atendidos.

’ Foi um momento esclarecedor e de fortalecimento de vínculo entre o curso e o conselho, o que é extremamente importante e necessário para condução de um projeto pedagógico pautado nos princípios éticos e legais", afirma o coordenador Klaus Santos.

ORIENTAÇÃO

A presidente do CRO-RN explica que a função do Conselho é primeiro orientar sobre as regras para que os acadêmicos de odontologia possam fazer seus estágios de acordo com a Decisão CRO-RN no. 002/2019, assinada na época por ela como vice e o presidente Gláucio de Morais.

“Realizamos esta série de reuniões com as universidades para orientar os coordenadores dos cursos de Odontologia sobre a referida Decisão”, diz a Dra. Jane.

“Todas as oito Instituições que oferecem o curso de Odontologia no Estado foram visitadas pelo CRO-RN”, comemora a presidente.

“A prática clínica em pacientes por acadêmicos somente é permitido dentro das diretrizes e plano pedagógico da instituição”, explica o conselheiro Gustavo Emiliano. Já a participação de alunos em cursos de pós graduação, atualização, aperfeiçoamento e outros, que envolva prática clínica de atendimento a pacientes, segundo ele, viola os preceitos éticos odontológicos, sujeitando aqueles que concorrem para a infração as sanções.

AS INSTITUIÇÕES VISITADAS

1) UERN – Caicó

2) UFRN - Natal

3) UnP  - Natal