Encontro do CRO-RN com os futuros dentistas da Uninassau.

A convite da professora Olga Maranhão, da disciplina de TCC I, do curso de Odontologia da Uninssau, unidade da av. Eng. Roberto Freire, Capim Macio, em Natal, a presidente do CRO-RN, Dra. Jane Nóbrega, e o conselheiro Dr. Ruy de Bessa Medeiros, estiveram na sexta-feira, 11, nas turmas do 9º. período da manhã e noite, para uma palestra-aula sobre a autarquia Federal, que faz parte do sistema Conselho Federal de Odontologia (CFO) e conselhos regionais de odontologia CROs).

Pela manhã, a presidente do CRO-RN mostrou como a autarquia atua no Estado de acordo com a Lei n.º 4.324, de 14 de abril de 1964, que diz no seu Capítulo I, artigo 1, que o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Odontologia “têm por finalidade a supervisão da ética profissional em todo o território nacional, cabendo-lhes zelar e trabalhar pelo bom conceito da profissão e dos que a exercem legalmente”.

A Dra. Jane também explicou que cabem ao CFO e os CROs a disciplina e a fiscalização da Odontologia em todo o País, a defesa do livre exercício da profissão, bem como o julgamento das infrações à Lei e à Ética.

A presidente do CRO-RN destacou que os conselheiros não têm salários, se tratando de um título honorífico, sem vínculo trabalhista, mas que se dedicam o seu tempo em defesa de uma odontologia ética e da valorização dos profissionais que atuam nos serviços públicos e privados.

A Dra. Jane explicou o funcionamento do Conselho no tocante as inscrições dos novos profissionais de odontologia, como dentistas, auxiliares e técnicos de saúde bucal e os de próteses dentárias, salientando que a autarquia atua em defesa da sociedade.

Ela também falou da Fiscalização que o CRO-RN realiza em unidades básicas de saúde, clínicas e consultórios privados para verificação se os profissionais estão inscritos no conselho, além das condições de atendimentos aos pacientes e de trabalho.

Nos casos de consultórios sem condições de atendimentos por questões de biossegurança, ambientes insalubres, a presidente do Conselho explicou que as equipes de Fiscalização podem interditar eticamente o local até que os problemas sejam sanados.

Para a presidente do CRO-RN, estes encontros com estudantes de Odontologia são importantes para os alunos que estão para se formarem este ano já possam tomar conhecimento de como funciona a autarquia, seus direitos e deveres, o papel do Conselho perante os profissionais de Odontologia e a sociedade.

Segundo a professora Olga, a turma da manhã do 9º. período tem cerca de 30 alunos. A colação de grau dessa turma deve acontecer no final deste ano ou no início do próximo ano.

TURMA DA NOITE

O conselheiro do CRO-RN, Dr. Ruy de Bessa Medeiros, presidente da Comissão de Fiscalização, foi o responsável pela palestra-aula para os alunos do nono período da turma da noite do curso de Odontologia da Uninassau.

A professora da disciplina de TCC I, Olga Maranhão, acompanhou a palestra-aula e incentivou seus alunos a tirarem suas dúvidas em relação ao Conselho.

“Ter a proximidade com o Conselho da nossa classe Odontológica desde cedo é fundamental para formar profissionais engajados e conscientes. A experiência de hoje foi muito rica nesse sentido, e conseguiu despertar o interesse dos alunos em relação ao CRO”, disse a professora Olga. O conselheiro Ruy considerou  o encontro com alunos da Uninassau muito bom para uma troca de experiências e de tirar as dúvidas dos estudantes em relação a autarquia quanto a sua finalidade. “Os alunos foram bastante participativos, trazendo suas dúvidas, principalmente a cerca de aspectos éticos da profissão, com muita troca de ideias e experiências”, afirmou Ruy, que incentivou os futuros cirurgiões-dentistas a lerem o Código de Ética Odontológica.

O código está disponível no site do CRO-RN. Clique aqui!

O conselheiro e presidente da Comissão de Fiscalização também falou do que pode e não pode ser publicado nas redes sociais e publicidade, como fotos de procedimentos, preços e outras irregularidades.

O CRO-RN está disponível para orientar os profissionais sobre publicações em redes sociais e na publicidade. Na dúvida, consulte o Conselho pelo e-mail crorn@cron.org.br.

Os alunos da professora Olga, que leciona para duas turmas, manhã e noite, na disciplina TCC I (Trabalho de Conclusão do Curso), estão no 9o. período e, no segundo semestre, completam o décimo período, concluindo assim o curso de Odontologia da Uninassau, turma 2022.

Números de Inscritos no RN

CD –               4.791

EPAO –               482

TPD –                 187