Notícias

  1. CRO RN
  2. Notícias

Ministério da Saúde abre consulta pública sobre diretriz de higiene bucal na infância

Ministério da Saúde abre consulta pública sobre diretriz de higiene bucal na infância

Os Conselhos de Odontologia reforçam a divulgação da Consulta Pública “Diretriz para a Prática Clínica Odontológica na Atenção Primária à Saúde: Recomendações para Higiene Bucal na Infância”, realizada pela Coordenação-Geral de Saúde Bucal do Ministério da Saúde (CGSB/MS). As contribuições dos profissionais da Odontologia e da sociedade podem ser encaminhadas até 6 de março e têm como objetivo definir o conjunto de 22 diretrizes para a prática clínica odontológica na Atenção Primária à Saúde.

consulta é voltada, principalmente, para profissionais de saúde, como Cirurgiões-Dentistas (da APS ou da atenção especializada), Técnicos e Auxiliares em Saúde bucal, mas também recebe contribuições de gestores, professores universitários, pacientes e familiares, além de demais interessados. “Toda a população é bem-vinda para opinar e construir essa ferramenta tão importante com a gente”, convida o coordenador da CGSB, Wellington Mendes Carvalho.

O que muda é a extensão do questionário e o acesso às perguntas, a depender do perfil do participante. “Quem pesquisa ou trabalha na área poderá oferecer avaliações mais técnicas, como a necessidade ou não de limpeza preventiva à cárie em bebês sem dentes, além da relevância e do custo para implementar as recomendações”, explica. “A infância é crucial para a prevenção de agravos bucais futuros e, justamente por isso, temos uma grande expectativa em relação a esta consulta pública e ao lançamento das diretrizes, que terão o potencial de qualificar o atendimento aos cidadãos desde cedo”, justifica.

A proposta integra o projeto inédito de construção de Diretrizes Clínicas para a Saúde Bucal na APS, criada pelo Ministério da Saúde em parceria com o Global Observatory for Dental Care – GODeC, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Um dos principais objetivos das diretrizes é desenvolver, disseminar e prover acesso às recomendações baseadas em evidências científicas para a promoção das melhores decisões de tratamento e prática dos cirurgiões-dentistas da Atenção Primária.

CLIQUE AQUI e participe da Consulta Pública. 
CLIQUE AQUI e acesse o documento a ser avaliado.

Outras Notícias