Ministério da Saúde abre consulta pública sobre diretriz de higiene bucal na infância

Os Conselhos de Odontologia reforçam a divulgação da Consulta Pública “Diretriz para a Prática Clínica Odontológica na Atenção Primária à Saúde: Recomendações para Higiene Bucal na Infância”, realizada pela Coordenação-Geral de Saúde Bucal do Ministério da Saúde (CGSB/MS). As contribuições dos profissionais da Odontologia e da sociedade podem ser encaminhadas até 6 de março e têm como objetivo definir o conjunto de 22 diretrizes para a prática clínica odontológica na Atenção Primária à Saúde.

consulta é voltada, principalmente, para profissionais de saúde, como Cirurgiões-Dentistas (da APS ou da atenção especializada), Técnicos e Auxiliares em Saúde bucal, mas também recebe contribuições de gestores, professores universitários, pacientes e familiares, além de demais interessados. “Toda a população é bem-vinda para opinar e construir essa ferramenta tão importante com a gente”, convida o coordenador da CGSB, Wellington Mendes Carvalho.

O que muda é a extensão do questionário e o acesso às perguntas, a depender do perfil do participante. “Quem pesquisa ou trabalha na área poderá oferecer avaliações mais técnicas, como a necessidade ou não de limpeza preventiva à cárie em bebês sem dentes, além da relevância e do custo para implementar as recomendações”, explica. “A infância é crucial para a prevenção de agravos bucais futuros e, justamente por isso, temos uma grande expectativa em relação a esta consulta pública e ao lançamento das diretrizes, que terão o potencial de qualificar o atendimento aos cidadãos desde cedo”, justifica.

A proposta integra o projeto inédito de construção de Diretrizes Clínicas para a Saúde Bucal na APS, criada pelo Ministério da Saúde em parceria com o Global Observatory for Dental Care – GODeC, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Um dos principais objetivos das diretrizes é desenvolver, disseminar e prover acesso às recomendações baseadas em evidências científicas para a promoção das melhores decisões de tratamento e prática dos cirurgiões-dentistas da Atenção Primária.

CLIQUE AQUI e participe da Consulta Pública.
CLIQUE AQUI e acesse o documento a ser avaliado.