Conselho Estadual de Saúde realiza oficina de planejamento para 2022

A oficina de planejamento foi no auditório da Escola Pública de Saúde, antigo CEFOPE.

O Conselho Estadual de Saúde do Rio Grande do Norte realizou nesta terça-feira, 14, na Escola Pública de Saúde, em Natal, a sua oficina de planejamento para 2022, que incluiu discussões sobre as ações para o próximo ano, balanço das atividades desenvolvidas nos 167 municípios no Estado este ano. O encerramento do evento foi um sarau cultural para aproximar mais os conselheiros.

Na abertura pela manhã, a mesa foi composta pela presidente do CES/RN, a cirurgiã-dentista Aldenísia Albuquerque, a vice-presidente, Francinete Melo, a secretária Adjunta da Secretaria Estadual de Saúde (SESAP), Lyane Ramalho, a representante da superintendência do Ministério da Saúde no RN, Aline Aguiar Freitas de Lima, do setor de Apoio Institucional e Articulação Interfederativa (SEINSF/RN, o presidente do Conselho Municipal de Saúde de Natal, cirurgião-dentista Sedru Cavalcanti, e o coordenador de Plenária, conselheiro Valdo Teodósio.

Para a presidente do CES/RN, a oficina é um momento marcante para o conselho analisar os êxitos e o caminho que ainda precisa ser percorrido para a continuidade da construção do Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado.

“O Conselho sempre fez história e é reconhecido por zelar pelos nossos territórios e nossa proposta é fazer o bem para a saúde da população”, disse Aldenísia.

A presidente explica que atualmente o Conselho conta com comissões em diferentes áreas, como alimentação e nutrição, apoio e acompanhamento aos conselhos municipais de saúde, comunicação e informação, controle social, saúde das mulheres, saúde mental, saúde dos trabalhadores, recursos humanos, visita aos hospitais, além da comissão provisória de acompanhamento à Covid-19, mapeando a pandemia e apoiando os municípios. A secretária adjunta Lyane Ramalho destacou a importância do CES/RN e parabenizou pela atuação constante no enfrentamento à pandemia e no diálogo com todos os municípios do Rio Grande do Norte.

“A parceria do CES é imprescindível. Sem essa parceria, não teríamos salvado tantas vidas. E esse encontro é fundamental para que possamos olhar para frente e perceber como podemos evoluir e melhorar cada dia mais os serviços de saúde no Estado”, disse Ramalho. PRESIDENTE DO CES QUER MAIS DENTISTAS NOS CMS

Como dentista, a presidente do CES/RN chamou a atenção para uma participação maior dos colegas nos conselhos municipais de saúde.

“Precisamos contribuir como atores sociais para melhoria da saúde pública e fortalecer o SUS nos municípios nas tomadas de decisões.  A sociedade precisa de profissionais de saúde que assumam esse papel”, disse Aldenísia.

“O cirurgião-dentista precisa ser um protagonista e fazer parte dos conselhos municipais de saúde, que são responsáveis pelo controle social do SUS nos municípios. Essa forma de participação enobrece ainda mais a nossa categoria”, destacou a presidente do CES/RN.

Os cirurgiões-dentistas Rubens Azevedo, Jane Nóbrega, Karla Falcão (SESAP), Cláudia Frederico (diretora Escola de Saúde), Aldenísia Albuquerque (CES/RN) e Carlos Eduardo (SOERN).

SARAU CULTURAL

No período da tarde, encerrando a oficina, o CES/RN promoveu um sarau cultural coordenado pelo cirurgião-dentista Rubens Barros, presidente da Sociedade Brasileira dos Dentistas Escritores, com a participação de poetas populares.

O doutor Rubens é o responsável pelo Sarau Lítero Musical do Conselho Regional de Odontologia do RN (CRO-RN), o Sarauterapia, promovido em parceria com a Sociedade dos Poetas Vivos e Afins do RN (SPVA/RN).

O Sarauterapia acontecia duas vezes por mês na sede do Conselho desde 2004, mas que foi suspenso com a pandemia em 2020.

Como convidada do CES/RN, a presidente do CRO-RN, Jane Nóbrega, participou do encerramento da oficina e até leu um poema escrito pela filha Anna. Já a presidente do CES recitou um poema do primo Luciano Melo de Albuquerque com título “Quando tudo passar”, sobre a pandemia do coronavírus.

Sarau Cultural no encerramento da oficina com a participação de conselheiros e poetas populares

A presidente do CRO-RN, Jane Nóbrega, leu um poema escrito pela sua filha Ana.

Encerramento da oficina com o sarau cultural

(com informações da Ascom da SESAP)