CRO-RN reúne-se com coordenador de Saúde Bucal de Mossoró para tratar de demandas das equipes de SB

Pte do CRO-RN, Jane Nóbrega, coord. de SB, Jhonatas Magalhães, Del. Anadier Pimentel , cons. Ruy

A presidente do CRO-RN, Jane Nóbrega, o conselheiro Ruy de Bessa Medeiros e a delegada do Conselho em Mossoró, Anadier Pimentel, estiveram na sexta-feira, 3, com o coordenador municipal de Saúde Bucal, Jhonatas Magalhães. O encontro foi na secretaria Municipal de Saúde, no Centro Administrativo da Cidadania.

Os temas tratados foram os estágios de estudantes das faculdades de Odontologia nas Unidades Básicas de Saúde e as condições de trabalho para as equipes saúde bucal realizarem os atendimentos, já que os profissionais relatam falta de canetas de alta e baixa rotação, de autoclaves e de outros materiais para atender as demandas.

O coordenador Jhonatas ouviu as demandas da categoria e informou que a prefeitura já fez a compra de insumos e materiais, incluindo as canetas de alta e baixa rotação, que devem ser entregues no início do próximo ano.

Conselheiro Ruu de Bezza, presidente do CRO-RN, Jane Nóbrega, coordenador de Saúde Bucal de Mossoró, Jhonatas Magalhães, e a delegada Anadier Pimentel.

O município de Mossoró tem 71 equipes da Esratégia Saúde da Família (ESF) e 47 unidades básicas de saúde (UBS), além de dois Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) e uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) com serviços de Odontologia

“A reunião foi produtiva e o coordenador de saúde bucal de Mossoró se mostrou sensível às reinvindicações dos profissionais de odontologia e assegurou que algumas delas já foram solicitadas a secretaria Municipal de Saúde, que já fez as compras. A SMS está aguardando chegar os material para repassar as equipes de saúde bucal”, explica a presidente do CRO-RN.

O conselheiro Ruy de Bessa Medeiros diz que o Conselho já levou a situação para a secretaria Municipal de Saúde em novembro e agora para o coordenador Municipal de Saúde Bucal para que os profissionais de odontologia possam fazer os atendimentos dentro das normas da biossegurança vigentes quanto ao uso das canetas de alta e baixa rotação.

“O CRO-RN aguarda a resolução dos problemas e, caso o município não se adeque as orientações, a fiscalização será feita nas unidades”, diz Madeiros.

A Suvisa (Subcoordenadoria de Vigilância Sanitária) em Nota Técnica No. 7/2020 SESAP, sobre o plano de retomada dos atendimentos odontológicos eletivos durante a pandemia do novo coronavírus, recomenda a realização da “esterilização de todos os instrumentais considerados críticos, inclusive canetas de alta e baixa rotação”. A nota diz ainda que “as turbinas deverão passar por limpeza e esterilização (autoclave) previamente ao atendimento cada paciente”.