Notícias

  1. CRO RN
  2. Notícias

CRO-RN interdita eticamente 11 consultórios de UBS e um CEO em 11 municípios fiscalizados em outubro e novembro

CRO-RN interdita eticamente 11 consultórios de UBS e um CEO em 11 municípios fiscalizados em outubro e novembro


A equipe de Fiscalização de CRO-RN visitou nove municípios nos meses de outubro e novembro, fiscalizando cerca de 30 unidades básicas de saúde, um Centro de Especialidades Odontológicas e também clínicas privadas, resultando na interdição ética de 11consultórios dentários em UBS e um CEO. 

As interdições éticas aconteceram nos seguintes municípios: 

1) São Bento do Norte  - um consultório de UBS;) Pedro Avelino – um consultório de UBS;

3) Canguaretama – três consultórios de UBS;

4) Afonso Bezerra – um consultório de UBS;

5) Equador – dois consultórios de UBS;

6) Santana do Seridó – um consultório de UBS;

7) Carnaúba dos Dantas - CEO;

8) São Vicente – um consultório de UBS;

9) Currais Novos – um consultório de UBS.

Segundo a presidente da Comissão de Fiscalização, Dra. Jane Nóbrega, as interdições éticas ocorrem  quando os consultórios dentários apresentam várias irregularidades, principalmente quanto à biossegurança, colocando em risco a saúde dos pacientes e dos profissionais da equipe de Saúde Bucal da Estratégia Saúde da Família (ESF). 

Os problemas mais recorrentes são infiltrações nas paredes e tetos (mofo), equipamentos quebrados, ausências de janelas, insumos vencidos e instrumentais sem datas de esterilização. 

Em Currais Novos, os fiscais visitaram três UBS e duas clinicas privadas. A interdição ética aconteceu no consultório odontológico da unidade Professora Bernadete Xavier, na Rua Juventino da Silva, 145, Centro. 

O consultório apresentava infiltrações na parede e mofo, além de falta de janela na sala e instrumentais com esterilização vencida. 

A interdição ética do CRO-RN na UBS Bernadete Xavier mereceu reportagem da Sidys TV , de Currais Novos.

Clique aqui para assistir a reportagem

A liberação do consultório para o retorno aos atendimentos agora depende da gestão municipal realizar os serviços necessários para sanar as irregularidades. 

Em Carnaúba dos Dantas, a interdição ética foi no CEO, com o consultório com duas cadeiras odontológicas não apresentando condições de atendimentos para os pacientes e de trabalho para a equipe de Saúde Bucal. 

Segundo os fiscais, o ambiente é totalmente insalubre, com o gesso do teto apresentando rachaduras, sala sem janela, iluminação insuficiente, além da presença de equipamentos como ar condicionado, TV e autoclave sem funcionar. 

"Ou seja, a sala do consultório mais parece um depósito de equipamentos novos e usados", diz o fiscal Damião Alves. 

A presidente da Comissão de Fiscalização explica que os consultórios ficam sem atendimentos até que as prefeituras providenciem as reformas e sanem as irregularidades constatadas.  

“As liberações dos consultórios podem ser feitas após de sanadas as irregularidades, sendo que as mesmas são feitas de forma presencial com a equipe de Fiscalização retornando à unidade ou com envio de fotos e vídeos para o CRO-RN, mostrando que foram realizados os serviços recomendados pelo Conselho”, diz a Dra. Jane. 

Outras Notícias