Conselheiros do CRO-RN visitam cursos de graduação e pós-graduação de Odontologia de Mossoró

Os conselheiros do CRO-RN Dra. Jane Nóbrega, Dr. Gustavo Emiliano e Dr. Ruy de Bessa estiveram em Mossoró na quinta e sexta-feira visitando as coordenações dos cursos de Odontologia das faculdades FACENE, UNINASSAU e UNIRB e o INSTITUTO ORAL CLÍNICA, que oferece cursos de pós-graduação.

Acompanharam os conselheiros o assessor Jurídico, Dr. Nilo César Cerqueira, e a delegada de Mossoró do CRO/RN, Dra. Anadiêr Pimentel.

O conselheiro e professor Gustavo Emiliano, coordenador da Comissão de Ensino e Orientação Profissional do CRO/RN, destacou que as reuniões com os coordenadores foram produtivas e importantes para o conhecimento da DECISÃO CRO-RN No 002/2019, que trata de estágios extra-muros e das limitações de atividades realizadas por alunos de graduação em cursos de pós-graduação (colocar o link).
Segundo ele, “o estágio curricular externo à instituição é fundamental para a formação social, humana e científica e que prepara o acadêmico para o trabalho profissional da Odontologia na sociedade”.

O conselheiro lembra, porém, que “o estágio externo deve acontecer segundo normas definidas pelo Estado brasileiro e pelo Conselho Federal de Odontologia para que ao mesmo tempo seja um campo de formação da prática odontológica em cenário real de aprendizagem no SUS, como também esteja à altura da responsabilidade das instituições e dos atores envolvidos perante o Código de Ética e do exercício lícito da Odontologia”.

Os conselheiros irão continuar as visitas aos coordenadores de Cursos em Natal e Caicó, bem como planejam voltar ainda este ano a Mossoró para visitar as outras instituições de pós-graduação e os campos de estágios.

A conselheira e presidente eleita do CRO-RN para a gestão 2022/2023, Dra. Jane Nóbrega, destaca a importância dessas visitas para ouvir os coordenadores dos cursos de Odontologia e também orientá-los sobre decisões do Conselho.

“As visitas foram proveitosas e o CRO-RN pretende estreitar ainda mais a sua atuação junto as instituições de ensino e aos profissionais de odontologia”, afirma a Dra. Jane Nóbrega.

Os conselheiros do CRO-RN foram recebidos na FACENE pela coordenadora do curso de Odontologia, a Dra. Emanuelly Lima, a coordenadora da Clínica, Dra. Lívia Rangel, é a coordenadora dos Estágios, a Dra. Stheshy Vieira.

Já na UNINASSAU, o coordenador do curso de Odontologia, Dr. Leonilson Feitosa recebeu os conselheiros.

Na UNIRB, o grupo do Conselho foi recebido pela coordenadora
Geral de Cursos da Instituição, a professora Lorena Gualberto.

No Instituto de Pesquisa e Ensino Oral Clínica, os conselheiros foram recepcionados pelo seu diretor Ney Robson e pela coordenadora dos cursos, Dra. Danielle Ferreira.