Notícias

  1. CRO RN
  2. Notícias

Comissão de Fiscalização do CRO-RN desinterdita sete consultórios em município do interior

Comissão de Fiscalização do CRO-RN desinterdita sete consultórios em município do interior
Consultório reformado da UBS Jucuri, Florânia, que tinha sido interditado pela equipe de Fiscalizaçã

Depois de atendidas as recomendações da Comissão de Fiscalização do CRO-RN, que interditou consultórios odontológicos no interior do Estado, as secretarias municipais de Saúde de sete municípios enviaram e-mails com pedidos de liberação, informando que as melhorias foram realizadas.

Segundo a presidente da Comissão de Fiscalização, conselheira Jane Nóbrega, a liberação dos consultórios, ou seja, a desinterdições são feitas em confiança ao gestor que envia fotos do consultório mostrando a nova realidade.

Em agosto, setembro e outubro foram desinterditados consultórios nos municípios de Campo Redondo, Florânia, Parnamirim, Macaíba, São Miguel, Serra Negra do Norte e Tenente Laurentino da Cruz.

A Dr. Jane Nóbrega explica que a fiscalização só interdita em último caso, quando a gestão municipal não atende as primeiras recomendações dos fiscais que visitam em média 10 municípios por mês.

As interdições acontecem mais por problemas de biossegurança, quando as condições físicas dos consultórios não permitem um atendimento digno para a população e de trabalho para a equipe de saúde bucal formada pelo dentista e sua auxiliar.

Segundo a presidente da Comissão de Fiscalização, muitos coordenadores de saúde bucal dos municípios e mesmo diretores de unidades básicas de saúde agradecem o CRO-RN pela visita e até mesmo pela interdição ética do consultório, pois só assim o gestor maior do município toma providencias para sanar os problemas (irregularidades) apontadas pelos fiscais.

Os fiscais do CRO-RN quando visitam as UBSs deixaram uma notificação das irregularidades encontradas nos consultórios e dão prazos, que variam de 15 a 30 dias, para a gestão tomar as providencias.

DESINTERDIÇÕES

 

Campo Redondo

Florânia

Parnamirim

Macaíba

São Miguel

Serra Negra

Tenente Laurentino Cruz.

Outras Notícias