Com 75% dos votos, a Chapa 01 é eleita para a renovação da plenária do CRO-RN a o biênio 2022/23

Com 74,85 dos votos, a Chapa 01 (Valorização, Ética e Responsabilidade), a única inscrita, foi a vencedora da eleição para a renovação da plenária do CRO-RN para o biênio 2022/2023.

A eleição foi realizada presencialmente na última sexta-feira, dia 1 de outubro, na sede da Academia Norte-rio-grandense de Odontologia, em Natal, e delegacia Regional, em Mossoró.

A Chapa 01 foi eleita com 1.391 votos (74,86%), enquanto os votos brancos foram 295 e 172 nulos, num total de 1958 dentistas votantes.

Em Mossoró votaram 139 cirurgiões-dentistas, com a Chapa 01 ficando com 69,78% dos votos (97), os votos em branco foram 22,3% (31) e os nulos 7,91% (11 votos).

A eleição no CRO-RN foi acompanhada pelo conselheiro Federal Dr. Eduardo Borges Neiva Ferro, o observador enviado pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO).

Cirurgião-dentista em Uberaba (MG), como Observador do CFO, o Dr. Eduardo Ferro produz um relatório informando ao Conselho Federal como foi a eleição e apuração de votos no Rio Grande do Norte.

0 presidente o CRO-RN, Gláucio de Morais e Silva, parabenizou a eleição da nova chapa e desejou uma profícua gestão para enfrentar os desafios da Odontologia potiguar, pautada na ética e responsabilidade para a valorização de todos os profissionais.

Segundo ele, a diretoria pede desculpas pelos transtornos no dia da eleição.

O presidente do Conselho agradeceu a todos os funcionários e a Comissão Eleitoral pelo trabalho nesta eleição 2021, comentando que a tendência na próxima eleição de 2023 é todo o processo ser on-line, com uma plataforma única do CFO com o sistema CROs.

"Na eleição on-online de 2019 recebemos críticas, nesta presencial também recebemos críticas, mas o desenvolvimento tecnológico e o aperfeiçoamento de plataformas de eleições indicm um só caminho para o futuro: eleição on-line.", declarou Gláucio de Morais, que deixa a presidência do CRO-RN  em 30 de dezembro para assumir em 2022 como conselheiro Federal do CFO.

A Dra. Jane Nóbrega, conselheira e integrante da Chapa 01, após a votação, agradeceu os colegas dentistas por votarem nesta eleição, salientando a necessidade da participação dos cirurgiões-dentistas nas instituições como CRO-RN, Sindicatos dos Odontologistas, Academia Norte-rio-grandense Odontologia e ABO-RN.

A Chapa 01 tem 50% de renovação em relação a atual plenária do CRO-RN.

Dos atuais conselheiros, compõem a Chapa 01 o Dr. Marco Aurélio Medeiros, o Dr. Gustavo Emiliano, Dr. Ruy de Bessa Medeiros, Dr. Thales Falcão e a Dra. Jane Nóbrega.

Os novos conselheiros são Dra. Karla Falcão, Dra. Juliana Lemos, Dr. Bruno Araújo, Dr. Souza Júnior e Dr. Tasso Gadelha.

A Dra. Jane Nóbrega deverá ser eleita presidente do CRO-RN para a gestão 2022/2023 na primeira plenária de 2022, que acontece em janeiro, quando tomam posse os novos conselheiros. Nesta mesma plenária são escolhidos o secretário Geral do CRO-RN e o Tesoureiro entre os membros titulares, além dos presidentes das Comissões de Tomadas de Contas, de Ética e de Fiscalização.

Os conselheiros eleitos não recebem salários da autarquia e não estão isentos do pagamento da anuidade.

Leia abaixo a declaração da Dra. Jane Nóbrega em nome da nova diretoria eleita:

“Em nome de meus companheiros de Chapa 01, quero agradecer a todos os 1391 colegas dentistas que votaram nela e depositaram nas urnas, não simples votos, mas a confiança neste grupo para comandar o CRO-RN até 2023.

Fiquei feliz com o resultado das eleições, pois o dia da eleição não foi fácil, assim como outros dias que antecederam a votação.

Vou me empenhar com os nove conselheiros e com os funcionários do Conselho para lutar pela valorização da Odontologia e dotar a autarquia de um serviço de excelência para atender a todos os profissionais e à população.

Agradeço de coração a todos que colaboraram com a nossa chapa, em especial aos nove conselheiros, com os quais temos a responsabilidade de conduzir o nosso Conselho com ética e determinação nos próximos dois anos.

Vamos conduzir o CRO-RN com transparência e lutar pela valorização da Odontologia.

Não posso esquecer dos 467 votos brancos e nulos depositados nas urnas. Só posso dizer a estes meus colegas dentistas que respeito suas opções de votar em branco e nulo, mas gostaria de ouvi-los para saber o que é possível fazer para melhorar o CRO-RN.

Deus nos abençoe com muita sabedoria.

A Odontologia é a minha profissão e minha paixão.
Forte abraço a todos!”

A competência do Conselho Regional de Odontologia:

• Deliberar sobre inscrição e cancelamento - em seus quadros - de profissionais e entidades;

• Exercer a fiscalização - considerada a vinculação - direta ou indireta à Odontologia de: - anúncios de propaganda - noticiários, pronunciamentos, entrevistas;

• Fiscalizar as empresas, entidades e outras organizações que, a qualquer título, prestem serviços odontológicos;

• Deliberar sobre assuntos atinentes à ética profissional, impondo aos infratores as devidas penalidades;

• Elaborar seu Regimento Interno, submetendo-o à aprovação do Conselho Federal;

• Sugerir ao Conselho Federal as medidas necessárias à regularidade dos serviços e a fiscalização do exercício profissional;

• Expedir carteiras aos profissionais inscritos em seus quadros;

• Publicar relatórios anuais de seus trabalhos e a relação dos profissionais inscritos;

• Eleger a sua diretoria e a Comissão de Tomada de Contas, e dar posse aos seus membros;

Confira a galeria de fotos clicando aqui