SBTI Metting: com apoio do CFO/CRO-MT, programação evidencia ética e valorização da Harmonização Orofacial

O Conselho Federal de Odontologia participou, nos dias 3 e 4 de setembro, do SBTI Metting, em Cuiabá/MT, com foco na ética e valorização da Harmonização Orofacial no estado. O evento foi organizado pela Sociedade Brasileira de Toxina Botulínica e Implantes Faciais na Odontologia (SBTI) com o apoio do CFO e do Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso (CRO-MT). O CFO esteve representado pelo Secretário-Geral, Claudio Miyake e pelo Tesoureiro Luiz Evaristo Volpato.

A grade científica evidenciou a relevância da atuação ética dos profissionais e do desenvolvimento técnico-científico da Harmonização Orofacial aos Cirurgiões-Dentistas de Mato Grosso. O debate busca construir, em caráter permanente, novas formas de avançar no âmbito da HOF, conforme estabelece a legislação vigente regulamentada pelo CFO: Resolução 198/2019, que reconhece a Harmonização Orofacial como especialidade Odontológica; e Resolução 230/2020, que esclareceu sobre a prática de procedimentos decorrentes da interpretação da regulamentação 198.

O CFO conduziu a palestra “Ética e Legislação em HOF”, ministrada pelo Secretário-Geral, Claudio Miyake, a fim de reforçar os preceitos éticos norteadores da especialidade odontológica e da Odontologia. Para o Conselho, a prioridade é o avanço ético da Harmonização Orofacial na segurança da profissão e integridade da saúde do paciente. “A proteção e respeito à saúde da população são fundamentais no trabalho de normatização e fiscalização do exercício ético dessa especialidade odontológica, conduzida dentro dos rigores da técnica”, afirmou Luiz Evaristo Volpato, Tesoureiro do CFO.

O Presidente do CRO-MT, Sandro Stefanini, destacou que o SBTI Metting é de relevância para a categoria considerando que a HOF é um tema em voga, por vezes midiático e que precisa de atenção: “Enquanto presidente do Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso, que recebeu o SBTI Meeting, me sinto muito satisfeito e feliz com o evento. Conseguimos reunir presencialmente mais de 150 profissionais para discutir, debater e atualizar sobre a Harmonização Orofacial. E Quanto mais nos unirmos e debatermos a HOF, melhor serão os profissionais e melhor atenderemos à população”.

Para o Presidente da SBTI, Tarley Pessoa de Barros: “em pouco tempo, e em sua segunda edição, o Meeting SBTI, em parceria com CFO e CROs enfatiza a importância da Harmonização Orofacial com a participação de notáveis professores e palestrantes, se tornou um grande sucesso, já ocorreu em Sergipe, Mato Grosso, e agora irá acontecer em Santa Catarina. Um evento criado através de uma parceria importante, reforçando e validando cada vez mais uma HOF ética e responsável”.

É importante ressaltar que o evento seguiu todos os protocolos sanitários necessários ao momento pandêmico para segurança absoluta de todos os participantes.

Por Michelle Calazans, Ascom CFO.
imprensa@cfo.org.br

Fotos: George Dias