Notícias

  1. CRO RN
  2. Notícias

CRO-RN fiscaliza 48 UBSs e seis CEOs em 17 municípios e interdita um consultório no PS de Parnamirim

CRO-RN fiscaliza 48 UBSs e seis CEOs em 17 municípios  e interdita um consultório no PS de Parnamirim
Consultório do PS de Parnamirim interditado

As equipes de Fiscalização do CRO-RN visitaram 17 municípios em junho e julho, fiscalizando 48 unidades básicas de saúde e seis CEOs (Centro de Especialidades Odontológicas), com uma interdição ética em Parnamirim, num consultório do Pronto Socorro que funciona anexo ao CEO.

Em junho foram visitados cinco municípios: João Câmara, Jardim de Angicos, Jandaíra,

Guamaré e Macau.

Já em julho foram visitados 12 municipios: Parnamirim, São Pedro e São Paulo do Potengi, Portalegre, Viçosa, Riacho da Cruz, Lucrécia, Frutuoso Gomes, Antonio Martins, Martins, Serrinha dos Pintos e Umarizal.

Nas visitas os fiscais orientam os profissionais de saúde bucal a seguirem a Nota Técnica Conjunta Nº 07/2020 da SUVISA (Subcoordenadoria de Vigilância Sanitária do RN) e CPS (Coordenadoria de Promoção a Saúde) da secretária Estadual da Saúde Pública (SESAP) sobre os atendimentos odontológicos eletivos durante a pandemia do novo coronavírus.

Parnamirim

No município de Parnamirim em julho os fiscais visitaram quatro UBSs e um CEO, com uma interdição ética num consultório do Pronto Socorro que funciona anexo ao Centro de Especialidades Odontológicas.

As UBSs visitada foram do Parque de Exposição I, à Rua Alcides Jerônimo, 6A, no bairro Parque de Exposição, onde os fiscais encontraram focos de mofo na parede, embalagens de instrumentais sem data de esterilização e datas antigas, compressor quebrado, autoclave quebrada, base da cadeira odontológica com ferrugem e falta de caneta de alta rotação.

Segundo informações do pessoal da UBS, há oito meses não há atendimento odontológico nesta unidade.

Na UBS Maria das Neves Freire, situada na Rua Nova Perimetral, 304, Vida Nova, os fiscais constataram duas lixeiras quebradas, ausência de suporte para a caixa de perfurocortantes, janelas necessitando de películas, um ar condicionado quebrado e outro necessitando de avaliação técnica.

O foto polimerizador, compressor e autoclave quebrados, além de ausência de seladora, torneira precisando ser trocada para facilitar a utilização.

Já na UBS Doutor Nunes Aquino, no Bairro Vida Nova, o consultório apresentava mofo na parede próximo ao ar condicionado, ausência de suporte para a caixa de perfurocortantes, mocho com roda quebrada, cadeira odontológica com base enferrujada, lixeira com pedal quebrado, ar condicionado antigo com barulho excessivo e com vazamento.

No consultório havia falta de insumos para exodontias e dentística, além de foto polimerizador quebrado há mais de um ano, seladora quebrada, destiladora de água quebrada, birô de atendimento profissional danificado.

CONSULTÓRIO INTERDITADO ETICAMENTE

A última unidade visitada foi o CEO da rua Comandante Petit, no Centro. Os fiscais encontraram a seguinte situação:

Consultório 1 que serve como PS com muita infiltração e mofo pelas paredes e teto, principalmente embaixo da pia, onde não tem revestimento. Vazamento na parede embaixo do ar condicionado que está com muitas sujeira, podendo causar doenças respiratórias.

Ausência de suporte para caixa de prefurocortantes, brocas em caixa metálica sem individualização, ralo aberto e exposto na sala, cadeira odontológica com base enferrujada e fiação mal protegida.

Diante da situação, o consultório foi interditado eticamente por estar insalubre para o atendimento clínico, tanto para os profissionais quanto para os pacientes.

Nos consultórios 3 e 4 há apenas uma lixeira, vazamento do ar condicionado, presença de mofo próximo ao aparelho, ausência de suporte para caixa de perfurocortantes.

Na sala de esterilização a lixeira não tem tampa e pedal, está danificada, falta suporte para caixa de perfurocortantes. Os fiscais orientaram a gestão a remover a caixa de lixo do chão e a providenciar armário para acomodação de bolsas e utensílios pessoais que estão colocadas nos armários dos materiais que estão estéreis.

Na sala de raio X  não havia protetor de tireóide e faltava duas lixeiras com pedal e tampa.

No consultório de prótese a cadeira odontológica tinha a base enferrujada, ar condicionado com vazamento de água e ausência de duas lixeiras com pedal e tampa.

Já no consultório 7 os fiscais encontraram insumos vencidos e brocas esterilizadas conjuntamente.

O consultório 1 foi interditado eticamente e foi concedido prazo de 15 a 30 dias para regularizar a situação dos outros consultórios.

FISCALIZAÇÃO

Municípios -  21 a 24 de Junho – 5 municípios -  21 UBSs 2 CEOs visitados

João Câmara,  6 UBSs

Jardim de Angicos, 2 UBSs

Jandaíra,4 UBSs

Guamaré, 6 UBSs e 1 CEO

Macau, 3 UBSs e 1 CEO

Municípios - Julho: 13 a 14 de julho – 3 Municípios - 8 UBSs e 1 CEO visitados

Parnamirim, 3 UBSs e 1 CEO

São Paulo do Potengi, 4 UBSs

São Pedro, 1 UBSs

Municípios - 19 a 21 de julho – 9 Municípios - 19 UBSs e 3 CEOs

Portalegre, 4 UBSs 

Viçosa, 1 UBSs

Riacho da Cruz, 2 UBSs

Lucrécia, 1 UBSs e 1 CEO

Frutuoso Gomes, 1 UBSs e 1 CEO

Antônio Martins, 2 UBSs

Martins, 3 UBSs e 1 CEO

Serrinha dos Pintos, 1 UBSs

Umarizal. 4 UBSs

Confira a galeria de fotos clicando aqui

Outras Notícias