CRO-RN vai indicar o município do RN para participar do Prêmio Brasil Sorridente

O Conselho Regional de Odontologia do Rio Grande do Norte (CRO-RN) indicará até o dia 31 de julho o município-candidato do Estado para participar do prêmio Brasil Sorridente/Conselhos de Odontologia 2008.

Pela primeira vez, o evento será realizado em Brasília, no dia 8 de outubro próximo. Nos dois primeiros anos do concurso, os municípios de Araguaína, TO, e Duque de Caxias, RJ, foram os vencedores. O evento tem o apoio do Governo Federal, da Dabi Atlante e dos Conselhos Regionais de Odontologia.

O presidente do CRO-RN, CD Eimar Lopes de Oliveira, disse que uma equipe do conselho já está analisando o desempenho dos municípios pelos critérios do regulamento para indicar o município-candidato representante do Rio Grande do Norte. Pelo regulamento, cada Estado pode se representado por apenas um município.

Segundo Lopes, o CRO-RN só vai indicar um município na categoria até 300 mil habitantes. No caso do RN, apenas Natal poderia ser indicado na outra categoria com municípios acima de 300 mil moradores.

“O município de Natal ainda não atende a maioria dos itens de exigências do regulamento, o que lamentamos, mostrando que os responsáveis pela saúde não estão dando a devida atenção básica para a saúde bucal de seus habitantes”, afirmou o presidente do CRO-RN.

“Pelos dados do ministério da Saúde, a capital do RN tem 200 Equipes de Saúde Bucal (ESB) credenciadas, mas apenas 85 delas foram implantadas, dados de maio desse ano”, explicou Lopes.

Em percentuais, Natal tem apenas 44% de ESB implantadas em relação ao número de equipes já credenciadas pelo Ministério da Saúde, o que significa que existem recursos Federais para fazer funcionar mais 115 equipes na capital.

IMPORTÂNCIA DO BRASIL SORRIDENTE

Para o presidente do CRO-RN, “essa premiação, além de reconhecer a importância que o gestor dispensa à saúde bucal da população, também é uma maneira de incentivar e servir de exemplo para aqueles que ainda não enxergaram o fundamento da saúde bucal na qualidade de vida de sua comunidade”.

E afirma: “nós dirigentes de entidades, temos a obrigação de mostrar e enaltecer os gestores municipais que cuidam bem de sua população; porém, não nos furtaremos de criticar e denunciar àqueles que administram seus municípios de forma irresponsável e desleal. Esse é o nosso verdadeiro papel de cidadãos.”

PREMIAÇÃO

O prêmio é um incentivo do Conselho Federal de Odontologia aos dois municípios que mais se destacaram ao longo do último ano na atenção à saúde bucal de seus habitantes. Como o concurso cresceu nos últimos dois anos, para este ano o CFO mudou o regulamento para premiar dois municípios e não mais apenas um como aconteceram nos dois anos anteriores.

Com a mudança, serão premiados os dois municípios com maior pontuação: um em cidades com populações abaixo de 300 mil habitantes e outro acima de 300 mil. No Rio Grande do Norte, apenas Natal está acima desse índice e os demais 166 municípios ficam na faixa abaixo dos 300 mil moradores.

Cada município que vencer em sua categoria vai receber como prêmio um consultório odontológico completo, doado, respectivamente, pela empresa Dabi Atlante e pela coordenação de Saúde Bucal do Ministério da Saúde.

Pelo regulamento do prêmio, cada CRO indica um município para cada categoria.

O coordenador da comissão julgadora do Brasil Sorridente é o vice-presidente do CFO, CD Ailton Rodrigues.

“Para nós, cirurgiões-dentistas que buscamos tanto divulgar a saúde bucal como prioridade não só em relação à saúde integral, mas também em relação à cidadania, este evento é uma ótima oportunidade para sensibilizar o poder público", declara Rodrigues. "Além disso, através do prêmio também fazemos justiça àqueles administradores que realmente trabalham pela saúde bucal da sua população", completa.

CRITÉRIOS PARA A PREMIAÇÃO

O regulamento do prêmio indica que o município para obter a premiação máxima deve apresentar resultados positivos dentro dos seguintes critérios:

• relação número de CDs na rede pública por habitante;
  • número de equipes de saúde bucal no PSF;
  • número de policlínicas e Centros de Especialidades Odontológicas;
  • índice epidemiológico em crianças em idade escolar na rede pública;
  • existência de sistema de reciclagem e boas condições salariais dos profissionais da rede pública, especialmente CDs.

Além desses critérios, o regulamento do CFO incorporou mais um item sugerido pelo Ministério da Saúde e incorporado pela Resolução CFO 76/07, que é o acesso ao sistema público de abastecimento de água fluoretada com acompanhamento do teor de flúor (eterocontrole).

COMISSÃO CFO

O CFO já nomeou os integrantes da Comissão para avaliar os municípios que merecem o Prêmio Brasil Sorridente/Conselhos de Odontologia:

- Felipe Riani, assessor técnico da coordenação de saúde bucal do Ministério da Saúde;

- Mário Taveres Moreira Júnior, presidente do CRO-PA;
- Augusto Tadeu Ribeiro Santana, presidente do CRO-SE;