Conselheiros do CRO-RN têm reunião com o presidente do CRO-PB para troca de experiências em suas lutas pela valorização profissional

Conselheiros do CRO-RN têm reunião com o presidente do CRO-PB para troca de experiências em suas lutas pela valorização  profissional
Conselheiros Jane e Ruy, CRO-RN ; Presidente do CRO-PB, Leonardo; Landoaldo, adv; Ana Maria, Tes.

Os conselheiros do CRO-RN, Dra. Jane Nóbrega, e Dr. Ruy de Bessa Medeiros, estiveram na quarta-feira, 2, em João Pessoa, visitando o Conselho Regional de Odontologia da Paraíba (CRO-PB), quando foram recebidos pelo seu presidente, o Dr. Leonardo Marconi Cavalcanti de Oliveira, a tesoureira Dra. Ana Maria de Araújo Lucena, e o advogado Landoaldo Falcão de Sousa Neto, do escritório de advocacia Falcão de Sousa, que presta assessoria jurídica para aquela autarquia.

Vários assuntos de interesse da odontologia foram tratados neste encontro, como o projeto de lei para criação de piso salarial para os profissionais de Odontologia, a aplicação da lei federal 3.999/61, fiscalização de unidades básicas e consultórios privados, parcerias e atuações em conjunto para a valorização dos cirurgiões-dentistas, auxiliares e técnicos em saúde bucal e técnicos e auxiliares em prótese dentária.

Após a reunião com o presidente do CRO-PB, a conselheira Jane Nóbrega, presidente da Comissão de Fiscalização do CRO-RN, e Ruy de Bessa, estiveram no setor de Fiscalização do CRO-PB.

A coordenadora de Fiscalização do CRO-PB, Cariles Oliveira, e as fiscais Cláudia de Castro e Suely Dias Borba explicaram sobre a atuação do conselho na capital e no interior. O CRO-PB tem três delegacias regionais nos municípios de Campina Grande, Patos e Cajazeirass.

Com 223 municípios, o presidente do CRO-PB informou que atualmente o Estado tem cerca de 5.700 cirurgiões-dentistas e cerca de 10 mil profissionais inscritos, incluindo os auxiliares (ASBs, TSBs, TPDs e APDs).

Já o Rio Grande do Norte, com 167 municípios, tem 4.483 dentistas e mais 3.404 auxiliares, totalizando 7.887 profissionais inscritos no CRO-RN

Para os conselheiros Jane e Ruy, a visita ao CRO-PB foi muita produtiva e reforça o pensamento da diretoria do CRO-RN da importância do intercâmbio de experiências com os conselhos regionais de Odontologia do Nordeste.

“As nossas demandas são muito semelhantes diante da realidade do que os profissionais de odontologia do Nordeste, principalmente os que trabalham nos municípios do interior, que convivem com baixos salários sendo pagos pelas prefeituras e condições de trabalho nem sempre condizentes com a nossa formação acadêmica”, diz a conselheira Jane Nóbrega, presidente da Comissão de Políticas Públicas e de Fiscalização do CRO-RN.

Já o conselheiro Ruy de Bessa, integrante da comissão de Fiscalização, considerou a visita ao CRO-PB “extremamente proveitosa”, destacando a acolhida do presidente do CRO-PB, Dr. Leonardo Marconi, da tesoureira Ana Maria e do advogado Landoaldo Falcão, bem como de todos os funcionários que a comitiva do CRO-RN manteve contato.

“O encontro foi muito pertinente com o atual momento, pois foi possível discutir vários aspectos possíveis de colaboração e parcerias entre as duas autarquias em prol da odontologia potiguar”, destaca conselheiro Ruy de Bessa.

“A reunião serviu para esclarecer vários aspectos da atuação do CRO-PB e do CRO-RN, duas autarquias comprometidas com a defesa da Odontologia, principalmente na valorização de seus profissionais”, diz a presidente da Comissão de Políticas Públicas da autarquia potiguar.

Para a conselheira do CRO-RN, a troca de experiências neste encontro foi “maravilhosa e benéfica para a odontologia”, já que ambas as diretorias estão empenhadas em valorizar seus profissionais.

“O CRO-RN defende todas as lutas legítimas pela valorização da Odontologia, que passa pelo pagamento de um piso salarial digno a todos os profissionais, do dentista ao ASB, TSB, TPD e APD, bem como pelas boas condições de trabalho no serviço público e no privado”, afirma a conselheira Jane Nóbrega, que atua na Estratégia Saúde da Família no município de Macaíba.

O presidente do CRO-RN, Dr. Gláucio de Morais e Silva, que devido aos compromissos pessoais não pode ir a João Pessoa, mas conversou por telefone com o presidente do CRO-PB, comentou que este tipo de intercambio é muito importante para discutir questões inerentes as duas autarquias, como as demandas dos cirurgiões-dentistas e auxiliares que atuam nos dois Estados.

Para o presidente da autarquia potiguar, infelizmente, devido a pandemia, estas visitas presenciais ficaram suspensas no ano passado, mas agora a tendência é que aos poucos elas voltem para trocas de experiências.

“Quero agradecer ao presidente do CRO-PB, Leonardo Marconi, pela acolhida aos conselheiros potiguares e pela troca de experiência entre as duas autarquias”, diz Morais e Silva.

“Foi com imensa satisfação que o CRO-PB recebeu na sua sede, em João Pessoa, membros efetivos do CRO-RN, para tratarmos de assuntos de grande relevância para a Odontologia Brasileira”, destacou o presidente do conselho paraibano, Leonardo Marconi.

Confira a galeria de fotos clicando aqui