CFO entrega Medalha de Honra ao Mérito Odontológico Nacional ao cirurgiã-dentista Antônio de Lisboa Lopes Costa, da UFRN

CFO entrega Medalha de Honra ao Mérito Odontológico Nacional ao cirurgiã-dentista  Antônio de Lisboa Lopes Costa, da UFRN
Presidente do CRO-RN, Gláucio Morais, conselheiro Federal Samir Najjar, Antônio Lisboa e Eimar Lopes

O Conselho Federal de Odontologia (CFO) entregou nessa quinta-feira, dia 27 de maio, no auditório CRO-RN, a Medalha de Honra ao Mérito Odontológico Nacional  ao Cirurgiã-dentista Antônio de Lisboa Lopes Costa, pela sua contribuição nos campos da ciência, seja na pesquisa e/ou no ensino.

A entrega da medalha e diploma de Honra ao Mérito foi feita pelo conselheiro Federal Samir Najjar, representando o presidente do CFO, Dr. Juliano do Vale, que contou com a presença do presidente do CRO-RN. Dr. Gláucio de Morais e Silva, do vice-reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Dr. Hênio Ferreira de Miranda, das Coordenadoras dos Cursos de Odontologia da UFRN, Dra. Hebel Cavalcanti Galvão, e de Pós-Graduação. Ericka Janine Dantas da Silveira.

Ainda participaram da solenidade os conselheiros do CRORN, Dra. Jane Nóbrega, e Marco Aurélio Medeiros, o ex-presidente do CRO-RN e ex-conselheiro Federal, Eimar Lopes, a mulher do homenageado, Selma, e familiares e convidados.

O conselheiro Federal Samir Najjar destacou que a Medalha de Honra é um prêmio de relevância, o reconhecimento aos profissionais que se dedicaram à odontologia brasileira.

Como presidente da Comissão da Medalha de Honra ao Mérito Odontológico Nacional, Najjar, que já foi presidente do CRO-DF, explicou que a escolha dos profissionais para receber a honraria é feita após uma criteriosa análise curricular, avaliação de documentação e pontuação.

Segundo a Resolução-CFO-196/1995), a honraria contempla três categorias:

A – contribuição profissional nos campos da ciência (ensino ou pesquisa); B – contribuição honorífica no plano do desempenho social, político e nos serviços; e, C – contribuição benemérita na área de doação material e/ou obras odontológicas altamente significativas para a sociedade.

“Nós recebemos mais de 100 currículos de profissionais do Brasil todo, enviados pelos 27 Conselhos Regionais. E a escolha foi bem criteriosa, muito difícil, pois foram muitos nomes da odontologia brasileira indicados. E veio a escolha do Dr. Antônio Lisboa Costa”, explicou o conselheiro Federal.

Segundo ele, era com alegria e com prazer que estava no CRO-RN para a entrega desse prêmio representando o presidente do CFO, Dr. Juliano do Vale.

“O prêmio tem uma importância muito grande para incentivar cada vez mais profissionais a se dedicar à odontologia e a relevar o nome da Odontologia Brasileira”, afirmou Najjar.

Para o presidente do CRO-RN, Dr. Glaúcio de Morais e Silva, a odontologia potiguar está em festa pela Medalha de Honra ao Mérito que o doutor Costinha recebeu do CFO pelo seu trabalho em prol da odontologia na área de pesquisa e ensino.

“O doutor Antônio Lopes é um professor da UFRN muito conhecido pelo seu trabalho de pesquisa, pelos cargos que ocupou e agora ocupa de diretor do Centro de Ciências da Saúde. E para nós, para a odontologia potiguar, é um prazer enorme receber esta medalha tão concorrida”, diz Silva.

“Eu quero parabenizar a diretoria do CFO por mais este prêmio ao professor Costinha”, destacou o presidente do CRO-RN.

Ao final da solenidade de entrega da medalha, o professor Costinha declarou que recebia a homenagem com muita satisfação, muito orgulho e uma honra em poder representar a odontologia potiguar ao receber este prêmio.

“Esta medalha tem uma representatividade nacional de tudo o que foi feito e daquilo que eu ainda vou fazer e posso fazer pela odontologia brasileira”, afirmou o doutor Costinha.

Cirurgião-dentista Antônio de Lisboa

Nascido em 10 de fevereiro de 1963, em Marcelino Vieira, RN, filho de Antônio Costa, comerciante, e de Antônia Lopes Costa, professora, o homenageado Antônio de Lisboa Lopes Costa, mais conhecido como Costinha, é casado com Selma Maria Fontes Cardoso, e graduado cirurgião-dentista pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, turma de 1987, com inscrição no CRO-RN sob o número 1.240. Fez mestrado em Patologia Oral pela UFRN e doutorado em Patologia Bucal pela USP, de São Paulo.

Como cirurgião-dentista, trabalhou em unidades de saúde dos municípios de Upanema e Janduís, onde ficou 5 anos e foi ainda secretário Municipal de Saúde.

Na UFRN, Costinha foi professor titular do departamento de Odontologia nas disciplinas de Patologia Oral e Estomatologia, coordenador do Curso de Odontologia, Vice-diretor do Centro de Ciências da Saúde (CCS) e atualmente é diretor deste centro.

O doutor Antônio de Lisboa tem vários trabalhos de pesquisa e ensino em Patologia Geral, Patologia Oral e Estomatologia. Alguns estudos publicados, como Desiguldade Social e Mortalidade por Câncer Bucal no RN: uma análise espacial, Câncer de Boca na Atenção Básica, Estudo Clínico-Patológico das Neoplasias Mesenquimais Benignas da Região Oral e Maxilofacial, entre outros.

Confira a galeria de fotos clicando aqui