Notícias

  1. CRO RN
  2. Notícias

Profissionais de Odontologia contribuem com imunização de grupos prioritários da covid-19 em Pelotas/RS

Profissionais de Odontologia contribuem com imunização de grupos prioritários da covid-19 em Pelotas/RS

Mais de 50 Cirurgiões-Dentistas e Auxiliares em Saúde Bucal de Pelotas/RS contribuem, desde o início do Plano Nacional de Imunização, do Ministério da Saúde, com a organização, cadastramento e aplicação da vacina contra a covid-19 dos grupos prioritários. No último ano, os profissionais de Odontologia estiveram envolvidos em diversas ações no enfrentamento à pandemia para além do atendimento odontológico, o que inclui: produção voluntária de EPIsesclarecimento de dúvidas à população; ações sociais para arrecadação de alimentos; e como voluntariado em fase de teste dos imunizantes.

Entre os envolvidos no trabalho das ‘Ilhas de vacinação’, o Cirurgião-Dentista Evandro Piva (Diretor da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Pelotas – UFPEL), explica: “O momento se assemelha a tempos de guerra no cuidado com a vida, por isso toda ajuda é bem-vinda, considerando que as equipes estão notadamente sobrecarregadas e nós, profissionais da Odontologia, temos a oportunidade de fazer a diferença na composição das equipes de vacinação, além de auxiliar nas metas de imunização, principalmente da covid-19”.

O professor Evandro Piva também destacou que o momento propicia melhor reconhecimento e valorização da categoria diante a sociedade: “Somos profissionais integrados às equipes de saúde pública ao participar ativamente de força-tarefa em prol do rápido alcance das metas de imunização em cada região do Brasil”.

Segundo a Professora de Saúde Coletiva da UFPEL, Maria Beatriz Junqueira de Camargo, não existe uma maneira melhor de ser útil neste momento pandêmico. “É gratificante fazer parte da imunização e perceber os olhos de cada pessoa vacinada a esperança, a felicidade e gratidão; não tem preço. Pretendemos proporcionar, em breve, a oportunidade de também inserir acadêmicos em Odontologia nesta etapa de imunização, por meio do projeto de extensão ‘SOS Saúde Coletiva’”, detalhou.

É importante ressaltar que o recrutamento de voluntários aconteceu mediante capacitação remota (online) específica sobre a aplicação do imunizante, aliado à disponibilização de um Guia rápido para gestores, por parte do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Além disso, a maioria dos profissionais de Odontologia já participou de outras campanhas de imunização.

Por Camila Melo e Michelle Calazans, Ascom CFO.
Fotos: Maria Beatriz Junqueira de Camargo e Letycia Gonçalves

  •  
  •  

Outras Notícias