Odontologia recebe homenagem pela atuação contra a covid-19

Os profissionais de Odontologia foram homenageados nessa sexta-feira, dia 30 de abril, na sede da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS), pelo trabalho incansável na luta contra a covid-19. A honraria foi entregue pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, ao Conselho Federal de Odontologia (CFO), como representante nacional da categoria. O ato aconteceu durante o lançamento da Campanha “Proteja, Invista, Juntos – 2021: Ano Internacional dos Trabalhadores da Saúde e Assistência”, em pauta na 4ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Tripartite 2021.

Segundo Marcelo Queiroga, os profissionais da saúde sempre foram prioridade, no contexto de pandemia se tornaram ainda mais essenciais. “Esses trabalhadores são, efetivamente, os operadores do Sistema Único de Saúde no atendimento realizado na ponta à população. Por isso, em nome do Ministério da Saúde, externo o compromisso em continuar investindo nos profissionais de saúde do Brasil, no âmbito da educação e qualificação desses profissionais. Nosso profundo respeito e gratidão a todos”, destacou.

Da esq. para dir.: Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga; Secretário-Geral do CFO, Claudio Miyake e Presidente da OPAS/OMS, Socorro Gross Galiano.

A Presidente da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS) no Brasil, Socorro Gross Galiano, foi incisiva ao afirmar que é fundamental prestar esse reconhecimento a todos os profissionais de saúde. “Esses trabalhadores representam o que há de mais importante no patrimônio do Brasil. É o que nós temos de mais precioso no SUS. Nós podemos comprar equipamentos e medicamentos, mas os profissionais de saúde, precisamos capacitá-los, treiná-los. Precisamos valorizá-los”, afirmou.

Para o Presidente do CFO, Juliano do Vale, essa homenagem é uma mostra do reconhecimento nacional em relação à relevância da Odontologia no enfrentamento à pandemia e no cuidado com a saúde do cidadão brasileiro no âmbito da rede pública de saúde. Na ocasião, o CFO esteve representado pelo Secretário-Geral, Claudio Miyake.

Campanha Proteja, Invista, Juntos – 2021: Ano Internacional dos Trabalhadores da Saúde e Assistência

A 4ª Reunião Ordinária também formalizou o lançamento do “Glossário Lourdes Almeida” da Consolidação das Normas do Sistema Único de Saúde – SE/MS. Além de viabilizar a assinatura do Termo de Compromisso celebrado entre a OPAS e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), para realização do curso “Análise de situação de saúde, aplicada à covid-19 e outras emergências, com a presença do Presidente do Conasems, o Cirurgião-Dentista Wilames Freire Bezerra.

2021: ano Internacional dos Trabalhadores da Saúde e Assistência

Por Michelle Calazans, Ascom CFO.
imprensa@cfo.org.br