Notícias

  1. CRO RN
  2. Notícias

1º de Maio – Dia do Trabalhador – Odontologia completa um ano de coragem, resistência e superação contra a covid-19

1º de Maio – Dia do Trabalhador – Odontologia completa um ano de coragem, resistência e superação contra a covid-19

Neste 1º de maio, Dia do Trabalhador, os desafios pandêmicos à preservação da vida abrem espaço para a conscientização mundial acerca da importância dos profissionais de Odontologia no combate à covid-19. O ano pandêmico trouxe à tona a relevância dos cuidados com a saúde bucal, tendo em vista que a boca é a principal porta de entrada de microrganismos que podem causar diversos tipos de doenças, em especial pulmonares e cardíacas. Além de ser grande a replicação do vírus em glândulas salivares, língua e saliva. 

Muito além da atuação preventiva, os trabalhadores da Odontologia tornaram-se indispensáveis enquanto equipe multiprofissional também na recuperação de pacientes intubados em Unidades de Terapia Intensiva por causa da covid-19. O cuidado da Odontologia está voltado para evitar, inclusive, o agravamento de lesões por infecção gerada devido à internação prolongada. O Cirurgião-Dentista também é responsável por realizar a instalação de próteses bucais para diminuição de traumas por mordedura no tubo da intubação orotraqueal durante os momentos de desmame da sedação ou de agitação. 

O cuidado com a vida de pacientes internados ganhou repercussão nos principais portais de notíciascapas de jornais e telejornais do Brasil durante todo o ano pandêmico. A importância da assistência odontológica no contexto de covid-19 ganhou evidência também por contribuir com a diminuição de 60% das pneumonias em ambiente hospitalar. Na prática, essas pneumonias representam agravo grande ao paciente e até o óbito. 

A cada dia, esses trabalhadores se superam na capacidade de renovar forças e seguem se desdobrando para salvar vidas. Com coragem e resistência, os profissionais de Odontologia caminham de braços dados e cabeça erguida, guiados pelo senso do dever. Mesmo correndo risco, eles estão sempre dispostos, pois sabem que outras vidas dependeram e ainda dependem desse olhar de enfrentamento na prática odontológica.

Em única voz, o Sistema Conselhos de Odontologia presta homenagem aos trabalhadores da odontologia, que não pararam um minuto nesta pandemia. Coragem, resistência e superação!

Por Michelle Calazans, Ascom CFO.
imprensa@cfo.org.br

Outras Notícias